RECEITA DO DIA
Brigadeiro de palito
Fonte: Divino Fogão
Ingredientes:
½ xícara de chocolate em pó
1 lata de leite condensado
½ caixa de creme de leite
2 colheres de sopa de margarina sem sal
Confeitos coloridos a gosto
Palitos para pirulito a gosto
Modo de preparo:
Misturar em uma panela o chocolate em pó, o leite condensado, o creme de leite e a margarina sem sal. Levar ao fogo e mexer até desgrudar do fundo da panela. Deixar esfriar. Fazer as bolinhas, passar nos confeitos coloridos, espetar o palito para pirulito e servir.
Tempo de Preparo: 35 minutos / Rendimento: 10 porções
Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas
Estreou nessa quinta-feira, a primeira temporada tem dez episódios com craques da gastronomia e estreia na quinta, 10 de outubro, no YouTube de VEJA e na plataforma de streaming VEJA+.
Um mix de entrevistas e receitas tempera a primeira temporada de Cozinha do Lorençato.
O programa foi concebido e é apresentado pelo editor-executivo e crítico de restaurantes de VEJA SÃO PAULO, Arnaldo Lorençato.
O jornalista conversou com dez craques da gastronomia, resultando em uma dezena de episódios recheados de revelações e muitas surpresas, que vão ao ar uma vez por semana, sempre às quintas-feiras, às 18h, horário de Brasília, e está hospedado no YouTube de VEJA e na plataforma de streaming VEJA+.
O programa está dividido em quatro blocos: entradas, prato principal, a receita desandou e cafezinho. Neles, todos os convidados encaram o fogão e passam pela rigorosa avaliação de Lorençato. Depois de prepararem um prato, os convidados contam um momento difícil e marcantes de suas vidas. Momento muito especial, o cafezinho tem um revelador biscoito da sorte.
Para a estreia, o papo é com Janaína Torres, do Bar da Dona Onça, eleita pelo ranking The World’s 50 Best Restaurants a melhor chef mulher do mundo. Também entram na cozinha- estúdio Alex Atala, do D.O.M. e do brasileiro Dalva e Dito, Renata Vanzetto, de endereços descolados como o Ema, Matilda, Mi.Ado e Mamma Vanzetto, Elisa Fernandes, do francês de boa cepa Clos Wine Bar, Carmen Virgínia, do brasileiríssimo Altar Cozinha Ancestral, Antonio Maiolica, do italiano Temperani Cucina e do MII Rooftop, a benfeitora social Vó Tutu com ações na Vila Brasilândia, o confeiteiro Lucas Corazza, o criador de conteúdo Mohamad Hindi e a influenciadora Isabella Scherer, a Isa. Essa dica é para quem ama esse universo dos sabores que acontece a cada episódio.
Jussara Voss lança o livro “Juro que Comi”
A dica de leitura de hoje é uma deliciosa aventura por mais de 100 restaurantes em 15 países pelo olhar curioso e sutil de uma das mais respeitadas jornalistas de gastronomia do Brasil
A gastronomia, assim como a arte, se alimenta da experiência sensorial e da história pessoal de quem a vivência. Nessa fusão entre memória, sabor e descoberta a jornalista Jussara Voss lançou essa semana em Curitiba, o livro, “Juro que Comi”, uma obra que vai além da crônica e mergulha profundamente na cultura e na evolução da gastronomia mundial recente.
O livro traz a resenha de mais de 100 restaurantes visitados em 15 países e é, ao mesmo tempo, uma autobiografia delicada e um guia envolvente de viagem gastronômica. A publicação tem prefácio do renomado crítico gastronômico Josimar Mello, posfácio de Rosa Moraes e a orelha é assinada por João Grinspum Ferraz. O leitor vai encontrar uma narrativa reflexiva e sensorial sobre a comida como um elo entre culturas, pessoas e o prazer universal de comer.
Jussara Voss é uma mulher de múltiplas paixões e caminhos. Economista de formação, encontrou na comunicação e no jornalismo sua verdadeira vocação, com incursões anteriores no mundo da moda e da produção cultural. Foi no universo gastronômico, contudo, que ela encontrou sua maior inspiração e prazer. Em 2007, ao criar um blog de gastronomia, sua vida se transformou em uma busca incansável por restaurantes ao redor do mundo, frequentando congressos e eventos especializados para contar, com detalhes, as experiências que viveu à mesa.
A jornalista, que também assinou colunas em revistas e jornais de prestígio, como a Revista Ideias e o caderno Bom Gourmet, da Gazeta do Povo, compartilha em “Juro que Comi” suas aventuras e memórias de viagens gastronômicas, revelando o papel transformador da comida em sua vida.
Com ilustrações exclusivas de Raro de Oliveira e um trabalho primoroso de edição da esc. escola de escrita e da Editora Telaranha, “Juro que Comi” promete agradar tanto os amantes da gastronomia quanto aqueles que buscam uma leitura rica em histórias pessoais e reflexões. A autora, Jussara Voss lembra que comer é mais do que um ato de nutrição. É uma forma de experimentar o mundo, de vivenciar histórias e, acima de tudo, de se conectar com as emoções mais profundas que o sabor pode evocar.