TIM é multada em quase R$ 270 mil por deixar de fornecer serviço de telefonia em Roraima

A Tim informou que no momento oportuno, apresentará sua defesa

A TIM informou que no momento oportuno, apresentará sua defesa (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
A TIM informou que no momento oportuno, apresentará sua defesa (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A empresa Tim foi multada em quase R$ 270 mil por deixar de fornecer serviços de telefonia em Roraima por sete dias, em junho desse ano. A multa foi aplicada pelo Procon Roraima, após receber denúncias de clientes, que na época, também fizeram uma denúncia na FolhaBV relatando dificuldades em acessar os serviços de ligação e internet.

O Procon solicitou informações referentes à falta de funcionalidade da operadora em Roraima, que ficou sem operar de 3 a 7 de junho, e teve dificuldades de comunicação com a Tim, que nesse período fechou as portas da sede, que fica localizada no Centro, e o Ofício com pedido de informações foi entregue durante evento promovido pela empresa no estado de São Paulo que contou com participação de servidores do Procon.

De acordo com o documento, “durante os dias de interrupção foi gerado um grande prejuízo econômico para os consumidores roraimenses pelo defeito na prestação dos serviços ofertados pela operadora, ademais sendo agravado pela maneira como a empresa se comportou diante da situação, ou seja, fechando as portas de atendimento ao público sem apresentar nenhuma justificativa”, diz trecho da decisão.

A empresa foi multada em R$269.557,81. “Em relação ao valor da aplicação da pena de multa foi observado a gravidade da infração aplicada pela empresa autuada, a extensão dos danos causados aos consumidores e a vantagem auferida com a infração”, conforme trecho do documento.

“Na época, a empresa não forneceu nenhuma explicação técnica para o consumidor roraimense acerca da falha na prestação do serviço. Para agravar a situação, eles fecharam as portas para impedir a abertura de reclamações dos consumidores e órgãos de proteção e de defesa ao consumidor. Diante de tudo isso, o Procon Roraima só conseguiu notifica-los uma semana depois do acontecido durante um evento em São Paulo”, explicou o coordenador Geral do Procon Roraima, Daniel Santos Silva.

Daniel destacou ainda sobre o trabalho que o Procon Roraima realiza em relação as demandas dos consumidores. “É importante que o consumir que tenha se sentido lezado com a prestação de algum serviço formalize uma demanda junto ao Procon Roraima para que tomemos as medidas cabíveis”, finalizou Daniel.

A reportagem entrou em contato com a Tim, que informou que no momento oportuno, apresentará sua defesa.

ONDE DENUNCIAR- O Procon possui sede na Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania – SEJUC, localizada na Av. Getúlio Vargas 8021 – São Vicente, Boa Vista/RR, seus telefones para contato são (95) 99172-4008 / (95) 99176-0022 e E-mails: [email protected] ou [email protected].