Roraima participa do II fórum nacional de segurança escolar

Na programação do encontro está sendo repassado experiências de fatos vividos

No Fórum encontram-se autoridades da segurança pública, juízes, promotores e defensores públicos do Rio de janeiro (Foto: Divulgação)
No Fórum encontram-se autoridades da segurança pública, juízes, promotores e defensores públicos do Rio de janeiro (Foto: Divulgação)

Em razão das ondas de ataques violentos nas escolas ocorridos no ano de 2023 em todo território nacional e algumas ameças nas instituições de ensino aqui em Roraima, a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) está sendo representada nesse Fórum que acontece na cidade do Rio de Janeiro com início na quinta-feira 10 e vai até hoje dia 11, pelo Secretário Adjunto de Coordenação dos Colégios Estaduais Militarizados, Coronel José Rodrigues Sousa e do Consultor Técnico, Coronel José Augusto Arruda de Souza.

Na programação do encontro está sendo repassado experiências de fatos vividos pelos grandes centros como São Paulo. Minas Gerais, Rio de Janeiro entre outros; onde expuseram a ‘Violência extrema das escolas e a importância da convivência positiva’, ‘Ações e análises sobre segurança escolar’, entre outras palestras relacionados ao tema, como também as medidas tomadas a partir desses trágicos episódios ocorrido no passado.

No Fórum encontram-se autoridades da segurança pública, juízes, promotores e defensores públicos do Rio de janeiro, além de representantes do Ministério da Justiça e do Ministério da Educação. Os convidados para o evento são representantes dos seguimentos da pasta de educação dos estados brasileiros.

Conforme o Secretário da SEED Mikael: os servidores indicados para o evento já tem grandes conhecimentos na área de segurança pública e hoje fazem parte do quadro de servidores da SEED em razão da criação da Secretaria Adjunta de Coordenação dos Colégios Militarizadas – SACCM, os quais vão repassar para todas as escolas e Colégios do nosso Estado, as orientações do fórum como forma de prevenção, proteção e de um ambiente escolar mais seguro para os alunos, professores e servidores das escolas estaduais.

Em contato com o Cel. Sousa Secretário Adjunto de Coordenação dos Colégios Estaduais Militarizados, explicou que o evento está proporcionando grandes experiências voltadas para redução de conflitos e violências; melhora no desempenho acadêmico; desenvolvimento de habilidades sócios emocionais; e contribuição para a cidadania e inclusão Social.

O Cel. Arruda Consultor Técnico por sua vez informou que o Fórum e de suma importância, pois apresenta excelentes projetos desenvolvidos por outros estados e através deles podemos criar um nosso para uma prevenção de bullying e outras formas de assédio; prevenção dos extremismos ideológicos; apoio psicológicos e emocionais; promoção de uma cultura de paz e respeito; e prevenção de violências extremas dentro do ambiente escolar. Informou ainda que tem que existir uma integração de várias instituições estaduais para essas finalidades como SEED, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar e Assembleia Legislativa através de sua Comissão de Educação que tem como presidente o Deputado Coronel Chagas Criador do primeiro Colégio Militar e criou também a rede dos Colégios Militarizados do estado que já muito contribuiu para redução da violência e atos infracionais acontecidos no passado.

O II Fórum Nacional de Segurança Escolar acontece na Escola Superior de Guerra – ESG, cujo lema é : Nesta casa estuda-se o destino do Brasil.