A entrega do Bloco D e a inauguração do Centro de Estudos do Hospital Geral de Roraima (HGR) Rubens de Souza Bento, ocorreu nesta sexta-feira (11). As duas estruturas, que tiveram um custo total de R$ 3.145.702,10., prometem reforçar a capacidade de atendimento da unidade hospitalar e melhorar a qualificação dos profissionais de saúde.
De acordo com o Governo Estadual, O Bloco D foi completamente reformado e agora conta com 15 leitos para internação de pacientes psiquiátricos e 24 leitos destinados ao tratamento oncológico, tanto para procedimentos clínicos quanto cirúrgicos. A unidade recebeu o nome do psiquiatra Dr. Mário Sérgio Loures Carli de Oliveira, que atuou no hospital por mais de uma década e morreu em maio deste ano.
Segundo a secretária de Saúde de Roraima, Cecília Lorenzon, a nova ala psiquiátrica será fundamental para atender demandas específicas e desafogar o sistema prisional. “Esse novo bloco contém internações para pacientes psiquiátricos e isso também vai ajudar a desafogar o sistema prisional. Naturalmente, é uma ação conjunta e coletiva com outras secretarias, porque é um interesse conjunto para que seja preservada a saúde dos nossos usuários”, afirmou.
Centro de Estudos
Além da entrega do Bloco D, o Centro de Estudos também foi inaugurado, recebendo o nome da enfermeira Patrícia Pena D’Ávila, que faleceu durante a pandemia de COVID-19. O novo espaço será voltado à capacitação de médicos, enfermeiros, residentes e estudantes de medicina e enfermagem.
O governador Antonio Denarium destacou a importância das inaugurações. “Uma grande reforma que hoje está sendo inaugurada é o compromisso do Governo do Estado de Roraima. Hoje entregamos o Bloco D do HGR e o Núcleo de Estudos, que será utilizado para a capacitação dos nossos profissionais de saúde”, declarou.