Nos dias 12 e 13 de Outubro, o Projeto Brilhantes Sport Club participou da 14ª Copa dos Rios, realizada em São João da Baliza, organizada pela Super Liga de Futsal do Amazonas e pela Federação Amazonense de Futsal. A competição reuniu equipes do Amazonas e do sul de Roraima, e o Brilhantes Sport Club esteve presente com times em diversas categorias, desde o sub-11 até a categoria adulta.
O Projeto Brilhantes levou mais de 80 pessoas, entre atletas e comissão técnica, para o evento, contando com o apoio da empresa JP Transporte, do munícipio de São do Luiz Anuá, que viabilizou o deslocamento até São João da Baliza. Esse suporte foi necessário para a participação dos jovens, muito dos quais, apesar do pouco tempo de treino, puderam mostrar seu talento em quadra.
O Projeto Brilhantes Sport Club foi criado em maio de 2023 pela Sra. Williane Miranda, com o propósito principal de oportunizar a prática esportiva para crianças e adolescentes, na faixa etária de 6 até a fase adulta, subdivididos em cinco categorias no município de São João da Baliza, com filiais em Vila Moderna, no município de São Luiz do Anauá, e em Rorainópolis. Diante da oferta da prática das modalidades futsal e society, o projeto busca impregnar nos alunos os valores das regras que existem na prática da atividade física coletiva. Além dos fundamentos básicos das modalidades, o objetivo é buscar o alto rendimento dos atletas para a disputa de campeonatos.
O projeto também permite o desenvolvimento da corporeidade de cada aluno, estimulando o sistema de distintivos e utilizando esses conhecimentos para o bem comum. Um dos propósitos do projeto é contribuir para o desenvolvimento do caráter dos jovens, revelando novos atletas de alto rendimento para disputas em competições no município, estado e Brasil, sem distinção de raça, crença ou origem social. O foco é auxiliar os jovens a realizarem suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, promovendo a cidadania.
A treinadora e idealizadora do projeto, Williane Miranda, destacou a importância da participação na competição: “Foi uma experiência incrível para todos. Apesar de enfrentarmos atletas mais experientes e federados, meus jogadores mostraram garra e determinação.” Williane também comentou sobre os desafios enfrentados: “O maior desafio foi competir contra atletas com mais de seis meses de treino, já que muitos dos nossos atletas estão apenas começando. Além disso, enfrentamos a falta de apoio do setor público, que não proporciona as condições necessárias para que nossos atletas possam aprender e viver o esporte.”
Quando perguntada sobre os próximos passos do Brilhantes Sport Club, Williane revelou as ambições da equipe: “Queremos participar de competições estaduais e, quem sabe, federais. Temos atletas talentosos e queremos que eles tenham oportunidades de se desenvolver.” Ela enfatizou a necessidade de buscar parcerias: “Estamos em busca de colaborações com o setor público e privado para garantir a sustentabilidade do projeto. Se depender do apoio dos pais e dos próprios atletas, temos certeza de que permaneceremos ativos por muitos e muitos anos.”
Os times do Brilhantes Sport Club competiram nas categorias sub-11, sub-15, sub-17 (cada uma tendo dois times), sub-20 e categoria adulta. Embora a final não tenha sido alcançada, todos os times chegaram às semifinais, e a equipe adulta conquistou o vice-campeonato encerrando a competição de cabeça erguida.
Williane, orgulhosa da performance dos atletas, destacou a importância dessa experiência para o crescimento esportivo e pessoal dos jogadores. “Foi uma experiência e tanto para eles, em todas as categorias. Aprendemos, deixamos aprendizado e marcamos história”, afirmou. O técnico também incentivou os atletas a construírem suas próprias trajetórias: “Como sempre falo para eles: quem não conta sua história, morre contando a dos outros. Façam a sua história, deixem seu legado.”
A categoria sub-11 foi uma das mais emocionantes, o esforço dos atletas foi notado por todos os presentes, e alguns jogadores se destacaram em cada categoria. No sub-13, Francisco Vitor (11 anos) e Cristian (13 anos) foram elogiados; no sub-15, os destaques foram Wilson Barão (14 anos) e Sebastian (15 anos); no sub-17, Luís Eduardo (17 anos) e Sérgio (17 anos) chamaram atenção; na sub-20, Kayo (18 anos) e Felipe (20 anos) foram os mais mencionados; e, na categoria adulta, Mateus Calado (22 anos) e Davi (20 anos) foram os que mais brilharam.