Em coletiva de imprensa realizada no fim da tarde de domingo, 11, o ministro da Educação, Rossieli Soares, festejou os feitos positivos obtido na aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Esta edição foi considerada a melhor em termos de aplicação desde 2009, sem grandes transtornos.
“O processo foi totalmente tranquilo, levando-se em conta a proporção de participantes do exame com as ocorrências registradas. Todos que trabalharam e que realizaram as provas estão de parabéns”, destacou.
Atualmente, os resultados do Enem são usados para o ingresso de estudantes em 1.434 instituições educacionais no Brasil e em 35 em Portugal. Ontem, os estudantes inscritos tiveram que encarar a segunda etapa do exame, reservado para a aplicação das provas de matemática e ciências da natureza.
Segundo a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entidade ligada ao MEC, Maria Inês Fini, a logística adotada para esse ano foi tão bem sucedida que não houve a necessidade de reaplicação de provas.
“O objetivo deste novo processo é que possamos entender se houve alguma ocorrência de logística, que será confrontada com as atas recolhidas pelos aplicadores e analisada para que, caso seja comprovado o problema, o estudante tenha uma nova oportunidade de fazer as provas”, contou.
Pelas estatísticas do próprio Inep, o percentual de faltosos no segundo domingo de provas foi de 29,2% do total de 5.513.749 inscritos, ou seja, 1.610.681 ausências confirmadas. No domingo passado, 4, o percentual foi de 24,9%.
O instituto também contabilizou a eliminação de 66 candidatos, sendo 64 delas por descumprimento de normas estabelecidas no edital do Enem, uma por problemas identificados pelo detector de metal e uma por recusa de coleta de dado biométrico. Também foram contabilizadas 88 emergências médicas durante a aplicação da prova.
GABARITO E NOTA FINAL – De acordo com o Inep, a divulgação do gabarito de provas deve ocorrer somente no dia 14 e o resultado final só será revelado no dia 18 de janeiro de 2019. Vale destacar ainda que os candidatos afetados pela interrupção de energia nas cidades de Franca (SP) e Porto Nacional (TO) terão as provas de língua portuguesa, ciências humanas e redação reaplicada na mesma data do Enem para pessoas privadas de liberdade, nos dias 11 e 12 de dezembro.