Com o tema “Empreendedorismo: Oportunidades e Desenvolvimento Regional” ocorrerá nesta terça-feira, 13, a primeira feira para refugiados, migrantes e brasileiros. O evento será realizado a partir das 15h às 20h, no Tapiri do Serviço Social da Indústria (SESI). O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.
O objetivo da feira é promover iniciativas individuais por meio do empreendedorismo, investimento em linhas de microcrédito, para garantir oportunidades de trabalho decentes, sem que haja substituição de mão de obra local, ampliar e diversificar as oportunidades disponíveis e a capacidade de participação da comunidade migrante e comunidade de acolhida no mercado laboral.
Durante a programação haverá palestras com órgãos e instituições a respeito de mercado de trabalho formal, aberturas de empresas, acesso ao crédito e cooperativismo. Em seguida, os participantes poderão visitar os stands e obter informações sobre esses temas.
O Tapiri do SESI está localizado, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3710, Aeroporto. Para mais informações o telefone para contato é (19) 98278-5152.
O evento é realizado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) da Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Desenvolve Roraima, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários (ITCPES) e Cáritas Brasileira.
Programação
15h – Mesa de abertura
15h30 – Início das palestras
15h35 – Empreendedorismo e MEI- Katia Cristina Rodrigues Ramos (SEBRAE-RR)
15h50 – Acesso a Concessão de Empréstimo – Severino Ribas (Caixa Econômica)
16h05 – Acesso a Concessão de Empréstimo – Almir Mesquita (Desenvolve RR)
16h20 – Acesso ao Mercado de Trabalho Formal em Roraima – Angélica Melvielle (SINE –RR)
16h35 – Economia e Empreendedorismo Solidário e Cooperativismo – Herundino Ribeiro do Nascimento Filho – (ITCPES)
16h50 – Projeto Visão Mundial de empreendedorismo – Márcio Ribeiro (Consultor Visão Mundial)
17h05 – Coffee break
17h30 – 20h – atendimentos nos estandes