As escolas estaduais localizadas em Boa Vista poderão, ainda este ano, contar com o uso de novas tecnologias dentro das salas de aula. Segundo a secretária estadual de Educação, Selma Mulinari, a experiência começará na Capital, com a recuperação dos laboratórios de informática, capacitação e consequente uso de tablets pelos alunos e professores.
No interior, a experiência deve demorar um pouco para chegar. “Nos demais municípios, demanda um tempo maior para tudo. Tem a questão da logística, da internet, além da recuperação dos laboratórios e da capacitação dos professores”, explicou Selma.
Segundo a secretária de Educação, a ideia é implantar as novas tecnologias nas salas de aula e, ao mesmo tempo, reorganizar a estrutura física das escolas. “Temos que ousar. Vamos organizar a casa e inovar. A governadora [Suely Campos, PP] tem colocado como prioridade a educação. Então temos que sair do caos e entrar numa nova era ao mesmo tempo. Sabemos que as escolas não estão bem, que temos que reestruturá-las”, comentou.
“Para fazer tudo isso conjuntamente demanda esforço, dedicação e audácia muito grandes. E é isso que estamos fazendo, porque não passa pela cabeça da governadora nem do corpo técnico da SEED ficar reclamando do que recebemos”, acrescentou.
De acordo com Selma Mulinari, a equipe pedagógica da Secretaria de Educação está trabalhando na recondução de um novo plano pedagógico, com objetivo de implantar o uso das novas tecnológicas. “Nós estamos procurando uma instituição parceira. Já analisamos algumas, mas ainda não chegamos à conclusão de qual será a instituição parceira. Com isto, definiremos que tecnologia vamos colocar em prática nas escolas”, afirmou.
Segundo a secretária, o momento é propício para a implantação das novas tecnologias. “Acho que a era do quadro negro e do giz já passou há muito tempo e a do quadro branco também está chegando ao final. O tablet e o notebook são realidades e onde for possível o estabelecimento dessas novas tecnologias nós o faremos”, disse.
Porém, ainda não há um prazo para que todas as escolas tenham acesso às novidades. “Isso demanda tempo, um processo de capacitação. Temos que pensar de uma maneira que seja possível fazer em um tempo hábil, mas não vai ser num estalar de dedos”, afirmou.
DIFICULDADES – Sobre o início da gestão, a secretária de Educação confirmou que há alguns problemas. “O começo está sendo um pouco difícil. Mas todos nós sabemos que a educação passa por um período de dificuldade. Por isso, precisaremos de um pouco de tempo para resolver tudo. A governadora não está se eximindo se resolver problema nenhum, como a precariedade de algumas escolas e a lotação dos professores em sala de aula”, comentou, confirmando que ano letivo começa após o Carnaval, no dia 23 de fevereiro. (V.V)
Para secretária, Cidade Pedagógica foi um sucesso na discussão de temas
A secretária de Educação, Selma Mulinari, avaliou como positiva a participação dos professores na Cidade Pedagógica, evento realizado no início da semana no Parque Anauá. “Na minha avaliação, foi excelente. O objetivo que nós queríamos foi alcançado, que era fazer esse chamamento dos professores, reunir todos e dar oportunidade de discutir várias temáticas que nós achávamos importantes para esse momento de retomada da Educação que a Seed passa”, comentou.
Durante os três dias de evento, cerca de 2.200 profissionais de Educação participaram de palestras e salas temáticas. “Estamos iniciando um ano letivo de maneira diferente. Queríamos que os professores tivessem a oportunidade de participar desse grande encontro pedagógico, que foi a Cidade Pedagógica, que debateu temas de interesse da classe como um todo. Acho que os professores receberam a proposta muito bem, tanto que o número de participantes superou as nossas expectativas”, comemorou a secretária.
Para ela, essa é uma maneira de modernizar a educação no Estado. “Além dos temas que estão no nosso dia a dia, como Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissionalizante, Educação Especial, focamos em temas inovadores, como as Novas Tecnologias e uma escola para Nativos Digitais, práticas pedagógicas, gestão pedagógica e tecnologia. Os nossos alunos são nativos digitais, não podemos mais conceber uma escola nos padrões convencionais, sem o uso do computador, do tablet”, explicou.
O evento foi realizado em parceria com instituições de ensino de Roraima, como as Universidades Federal (UFRR), Estadual (UERR) e Virtual (Univirr), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRR) e o Sistema S, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). “Entendemos a educação como um todo, concebida como um grande guarda-chuva em que todos trabalham juntos”, comentou Selma.
ITINERANTE – A primeira edição do evento atendeu apenas professores de Boa Vista, mas a ideia é levar a Cidade Pedagógica para os outros municípios do Estado. “Não parou por aqui. Quero tranquilizar os professores do interior, que estão ansiosos, que nós vamos levar a Cidade Pedagógica para o interior também. Estamos fazendo o calendário de atendimento para que a gente possa fazer um ciclo de palestras, um momento de reflexão também nos demais municípios”, afirmou. (V.V)
Política
Educação pretende implantar novas tecnologias nas escolas
Equipe técnica da Secretaria de Educação estuda novo plano pedagógico, que será elaborado com instituição parceira