Roraima contrata 260 brigadistas para reforçar combate a incêndios na estiagem

Quantitativo reforça efetivo atual de 364 bombeiros militares designados para as atividades. Governo pretende colocar em prática a Operação Verão Seguro

Brigadistas irão atuar em Roraima no combate aos incêndios florestais (Foto: Divulgação)
Brigadistas irão atuar em Roraima no combate aos incêndios florestais (Foto: Divulgação)

O governo estadual contratou 260 brigadistas para atuar no combate de incêndios durante o período seco desta temporada, em Roraima. O quantitativo reforça o atual efetivo de 364 bombeiros militares designados para atuar nessas atividades.

LEIA MAIS

À Folha, o governo informou que, além das contratações, colocará em prática a Operação Verão Seguro para minimizar consequências da estiagem prevista para o Estado. Uma medida preventiva adotada foi a atualização do Plano de Contingência para atender de forma eficaz as demandas (conforme a Política e o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil), além do monitoramento prévio, que guiará o planejamento das ações de resposta.

“Para o cenário futuro visando garantir a segurança e o bem-estar da população nesse período, o Governo do Estado trabalha em medidas preventivas por meio do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Estadual, da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Companhia de Água e Esgoto de Roraima”, afirmou o governo estadual.

Ações iniciadas

O governo também informou que já estão sendo articuladas ações com entidades parceiras e outros órgãos que compõem o gabinete de resposta instituído em outubro do ano passado, na Operação Verão Seguro. Também já foram iniciadas limpezas de cabeceiras de pontes de madeira para evitar danos e isolamento da população por destruição pelos incêndios florestais.

“Algumas ações realizadas anteriormente para minimizar as consequências ocasionadas pela estiagem foram a escavação de bebedouros no interior, distribuição de água potável e cestas de alimentos às famílias de produtores da agricultura familiar e para as comunidades indígenas”, acrescentou.

Investimento no Corpo de Bombeiros

Outro ponto destacado pela gestão foi a recente aprovação do Projeto Roraima Verde, do Corpo de Bombeiros, pelo Fundo Amazônia. O projeto garantiu o repasse de R$ 45 milhões pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), os quais serão investidos na compra de equipamentos, estruturação de equipes e no fortalecimento das ações de prevenção, monitoramento e fiscalização ambiental.

“Esse valor deverá ser investido em aparelhamento, estruturação, desenvolvimento das ações de prevenção, monitoramento e fiscalização do órgão, com foco na melhoria e ampliação do trabalho do Corpo de Bombeiros para assegurar um serviço de qualidade à população frente às necessidades e desafios impostos aos câmbios e emergências climáticas. As medidas promoverão maior segurança e eficiência nas operações, permitindo a antecipação de problemas ou mesmo a otimização da missão”, disse o governo.

A expectativa também é de que essa atualização permita a redução de danos ambientais, contribuindo diretamente para a preservação das florestas e na luta contra o desmatamento em Roraima e na Amazônia.