Cotidiano

Estudante ganha medalha de ouro em olimpíada de Robótica

Pedro Reis foi o único classificado de Roraima para a competição

O aluno Pedro Reis Ibernon, do curso Técnico em Informática, conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2018 onde competiu com 26 estudantes de outros estados da Federação. O evento ocorreu no período de 6 a 9 de novembro, em João Pessoa (PB), junto com a Mostra Nacional de Robótica (MNR).

Pedro é estudante Instituto Federal de Roraima (IFRR) e foi o único classificado de Roraima para a competição e, como premiação, ganhou o direito de participar de um curso de robótica durante o evento nacional.

 “Apesar de me sentir preparado, o resultado foi uma surpresa pra mim, pois não esperava ganhar em primeiro lugar. O curso traz para o participante uma nova visão da robótica, e isso é muito importante, pois sabemos que não há um consenso quanto à definição de um robô. O robô não é apenas um “boneco” ou uma “máquina”, mas um conjunto de tudo isso”, relatou o estudante.

Segundo o representante da OBR em Roraima, professor Heitor Hermeson de Carvalho Rodrigues, o IFRR também foi destaque nessa competição em 2011, quando a modalidade era  com provas teóricas e práticas. Esse é um importante resultado que reflete o nível de conhecimento dos alunos do IFRR.

“Não somos favoritos entre os grandes estados, no entanto, à medida que observei o desempenho do Pedro, percebi que ele tinha potencial. Durante o curso, ele foi me relatando que estava achando muito interessante e que havia superado suas expectativas. Essa conquista do Pedro, apesar de inesperada, foi algo formidável, eu diria, fantástico!”, comemorou o docente.