Os riscos do zumbido nos ouvidos não atingem apenas os idosos, um mal que atormenta a vida de muita gente e que pode estar relacionado à perda de audição. E com o dia a dia cada vez mais barulhento, até mesmo os mais jovens podem apresentar sintomas como os zumbidos.
De acordo com o otorrinolaringologista Mauro Shimitz, os sintomas afetam cerca de 15% das pessoas ao longo da vida, tornando-se mais frequentes em adultos e idosos, porém os jovens não estão ilesos de mostrarem os problemas.
Segundo o médico, a doença pode ter diversos fatores e para encontrar a cura é necessário fazer uma investigação na rotina do paciente. A cura é dependente da sua causa, entretanto, não existe um medicamento para resolver o problema, sendo recomendado um tratamento que envolve uso de aparelhos auditivos, terapias de som, melhorias no sono entre outros.
“Sempre que o paciente sentir esse zumbido ele precisa procurar por um especialista, nesses casos, o médico irá investigar se trata de sintomas de diabetes ou hipertensão, ou se trata de uma grande exposição do ouvido ao barulho que pode causar traumas acústicos”, relata.
Segundo o médico, ainda há casos que ocorrem dentro do ouvido. Estruturas internas que estejam danificadas por produtos químicos, alta exposição ao calor ou até mesmo objetos inseridos dentro do ouvido podem provocar o zumbido.
“Caso algum inseto tenha adentrado o local e causado o mal-estar, ou até mesmo o excesso de cera e infecções podem causar isso. Dependendo da causa, é possível que exista o tratamento e a cura, mas ainda assim, é difícil prometer a cura para o paciente, já que após o aparecimento, é difícil remover completamente o sintoma desse paciente”, relata o médico.
Para encontrar a cura é necessário fazer uma investigação na rotina do paciente (Foto: Divulgação)
Novembro Laranja
Com o intuito de alertar a respeito desse problema de saúde, criou-se o Novembro Laranja. O mês marca o período da Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido, promovida pelo Instituto Ganz Sanchez, primeiro centro latino-americano de tratamento a pesquisar sobre o problema.
O objetivo principal desse movimento, que ocorre no país inteiro, é chamar a atenção da população para o zumbido no ouvido, um problema que vem crescendo dia após dia e já começa a atingir faixas etárias cada vez menores.
Através da divulgação diária de informações e dicas sobre o assunto durante o mês inteiro, procura-se lembrar às pessoas da importância da prevenção e do cuidado com a audição, por meio de dietas, medicamentos e uso de aparelhos auditivos