O iogurte tem ganhado cada vez mais espaço nas dietas, uma vez que ele une sabor e excelentes benefícios nutricionais. O constante consumo de alimentos artesanais como o iogurte é considerado benéfico para a manutenção da saúde.
A base desse produto é o leite, na maioria das vezes feito com leite de vaca que é um alimento que possui importância nutricional para o homem devido conter praticamente todos os constituintes, como diz pesquisa do Instituto de Química, Universidade de São Paulo.
Esse alimento faz parte da mesa dos brasileiros por ser saboroso saudável por apresentar alto teor de proteínas, baixo teor de gorduras e fonte apropriada de minerais como Ca, P, Zn e Mg, sem contar também que os iogurtes são melhores fontes que os outros alimentos.
Para explicar aos seus alunos como funciona a atividade dos microrganismos em produtos lácteos, a professora de Tecnologia de produtos agrícolas da Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima, Daniela Campos, doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos, utiliza o preparo de iogurte para um melhor entendimento dos alunos.
Em entrevista à FolhaBV, a professora ensinou como é feito no laboratório e também como pode ser feito em casa.
Antes de começar a receita ela salientou que é importante o processo de higienização de tudo que se vai utilizar para receitar e das nossas mãos também, para realizar essa higienização ela recomendou colocar água em um recipiente (pode ser uma bacia pelo fato de ser maior), para cada litro de água que você utilizar para lavar higienizar esse produto acrescente 5ml de cloro (água sanitária) que é equivalente a uma colher de chá cloro (água sanitária), deixe os por uns 4 minutos e depois joga a água fora.
“Após lavar com essa mistura de água sanitária e água não lave os frascos com água corrente, pois já vai estar higienizado, caso isso seja feito você vai infectar novamente”.
Acompanhamos o processo de como é feito no laboratório. O processo para a fabricação do iogurte no laboratório demora em média 4h. O leite é pasteurizado, levado até a estufa (Equipamento utilizado para propiciar um ambiente ideal para o crescimento bacteriano, mantendo a temperatura constante e precisa) na temperatura de 40º C, após isso já fica pronto para consumo. Mas também é possível fazer em casa.
Saiba como fazer em casa
Ingredientes:
Leite
Iogurte natural
Modo de preparo:
1 O primeiro passo consiste na pasteurização do leite, para isso coloque o leite em uma panela e leve ao fogo até ferver.
2 Passe para a fase de resfriamento que em uma vasilha maior que a panela com água e gelo para que fique morninho. Como saber se está na temperatura ideal? Coloque um pouquinho de leite na mão até você sentir a temperatura como a de uma “mamadeira de neném”, bem morninho.
3 Após misturar adicione 3 colheres de sopa para cada litro de leite de iogurte integral na panela podendo ser com sabor ou sem.
4 Após isso cubra a panela com papel insulfilme, depois coloque um pano de prato em cima e então coloque a tampa e deixe descansar em temperatura ambiente por cerca de 10 horas.
5 Leve para a geladeira e se preferir na hora de consumir pode adicione frutas, canolas, açúcar, adoçante, mel etc.