No dia 25 de outubro de 1991, matérias sobre as condições precárias de uma creche estadual, assassinato de quatro garimpeiros no rio Jatapu e falta de policiamento no bairro Trancredo Neves foram os destaques daquela edição.
O acervo histórico da FolhaBV está disponível na Biblioteca Nacional desde 2020. Esse foi um trabalho de quatro anos do Núcleo de Pesquisa Semiótica da Amazônia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), coordenado pelo professor Dr. Maurício Zouein.
Crianças dormem no chão em creche do Asa Branca
Falta de comida, água e colchões para as crianças dormirem. Assim relatou a reportagem da FolhaBV sobre a antiga creche estadual Menino Jesus, antes localizada no bairro Asa Branca. O local era mantido pela Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) de Roraima.
A creche abrigava cerca de 20 crianças, entre dois e seis anos. A reportagem foi ao local e viu crianças sem roupas do lado de fora da creche, pois a bomba d´água do lugar estava quebrada há mais de uma semana e os pequenos tinham que tomar banho com a água de uma torneira na área externa.
A alimentação das crianças era precária, em razão da falta de fornecimento de comida ao longo da semana. Questionados, os funcionários da escola afirmaram que precisavam improvisar com os alimentos que sobravam. “O macarrão que sobra vira sopa de tarde, o pão vira torrada depois”, disse uma merendeira entrevistada.
Garimpeiros mortos em Jatapu
Em julho daquele ano, quatro garimpeiros haviam sido mortos a tiros e enterrados nas proximidades de uma pista de garimpo na região do rio Jatapu, localizado em Caroebe. A matéria era sobre um anúncio da Secretaria de Segurança Pública, que iria exumar os corpos dos garimpeiros.
Falta de policiamento no Tancredo Neves
A Folha noticiou que um pedido havia sido enviado ao comandante da Polícia Militar de Roraima à época para a implantação de uma unidade da PM no bairro Tancredo Neves, cuja área registrava altos índices de violência. Na reportagem, foi mencionado que era comum ver traficantes de drogas nas proximidades das escolas e isso preocupava as famílias dos estudantes.
O mundo em 1991
Em 1991, o país era administrado por Fernando Collor de Melo (PRD), enquanto Roraima era governado por Ottomar de Sousa Pinto (PTB) e Barac Bento (PFL) estava à frente da Prefeitura de Boa Vista.
Alguns dos principais acontecimentos no mundo foram a dissolução da União Soviética, em 26 de dezembro de 1991, a morte do vocalista da banda britânica Queen, Freddie Mercury, e a criação do bloco econômico Mercado Comum do Sul (Mercosul).
Na televisão, as novelas Vamp e Felicidade foram exibidas. Já nos cinemas, os lançamentos mais marcantes foram “O Silêncio dos Inocentes”, a animação da Disney “A Bela e A Fera”, e o segundo filme de “O Exterminador do Futuro”.
Algumas das músicas em alta na época eram “Losing My Religion”, da banda R.E.M., “Emotions”, de Mariah Carey, “É O Amor”, da dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano, e “Maria Chiquinha”, dos irmãos Sandy e Júnior.
Outros episódios que marcaram o ano de 1991:
- Fim da Guerra do Golfo;
- 1ª edição do festival de música Lollapalooza;
- Código do Consumidor entrou em vigor no Brasil;
- Ayrton Senna vence pela primeira vez o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 e, depois, se torna tricampeão mundial de Fórmula 1;
- A banda estadunidense Nirvana lança o álbum Nevermind, um dos mais conhecidos da história da música;
- Inauguração do Parque de Diversões Beto Carrero World, em Santa Catarina.