Na edição de 24 de outubro de 2000 da FolhaBV, um caso de feminicídio estampava a capa do jornal. Um homem, “dominado pelo ciúme”, assassinou uma mulher com quem tinha um relacionamento extraconjugal no bairro Buritis. Infelizmente, os registros de assassinatos envolvendo mulheres permanecem em Roraima, mesmo 24 anos depois.
Outros destaques da reportagem de 24 de outubro de 2024 são o número de inscritos no Vestibular da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a retirada de garimpeiros de reserva yanomami. O acervo histórico da FolhaBV de 1983 a 1998 está disponível na Biblioteca Nacional. As publicações foram disponibilizadas após um longo trabalho de quatro anos do Núcleo de Pesquisa Semiótica da Amazônia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), coordenado pelo professor Dr. Maurício Zouein.
Dominado pelo ciúme empresário assassina amante no bairro Buritis
Segundo apurado na época pela FolhaBV, o comerciante João da Conceição, 44, foi preso em flagrante acusado do assassinato de Elisandra da Silva, de apenas 22 anos. A vítima teria sido atingida com um disparo de um revólver calibre 38 no lado esquerdo do peito, na estância onde morava há quatro meses, no bairro Buritis.
A administradora do local relatou, na época, que o casal havia brigado, que o homem já tinha agredido a vítima e que uma ocasião João teria atingido Elissandra com uma arma branca, próximo ao rim direito. Pouco tempo depois, durante uma briga, a vítima foi atingida com o disparo da arma de fogo. Ela chegou a ser socorrida com vida, mas faleceu aproximadamente 1h depois no hospital.
A Lei Maria da Penha, que foi criada para tratar justamente de situações de violência doméstica, só foi sancionada seis anos depois, em 07 de agosto de 2006. Alguns anos mais tarde foi sancionada a Lei nº 13.104/2015 que tornou o feminicídio um homicídio qualificado, colocando-o na lista de crimes hediondos. Recentemente, em 2024, foi sancionada a Lei nº 14.994/2024, que estabelece pena de 20 a 40 anos para o crime de feminicídio e aumentou as penalidades para outros crimes contra a mulher, como injúria, lesão corporal, calúnia e difamação.
Vestibular da UFRR de 2001 tinha 3 mil inscritos
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) divulgou o número de 3 mil inscritos para o Vestibular 2021 da unidade de ensino. Na época, a expectativa da Comissão Permanente de Vestibular (CPV) era que a concorrência fosse maior para os cursos de Direito e Medicina.
Vinte e quatro anos depois, a concorrência permanece maior para os mesmos cursos, com adição agora de Psicologia e Medicina Veterinária. Em 2023, o número total de inscritos foi de 7.025.
Garimpeiros eram retirados de área indígena yanomami
Em outubro de 2024, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) executava o ofício de retirada de garimpeiros clandestinos que atuavam em reserva indígena Yanomami.
A previsão, na época, era que agentes da Polícia Federal (PF) entrassem em sequência para retirada dos demais e resolver questões mais complicadas. A perspectiva era que as equipes permanecessem no local para evitar novas invasões e confrontos entre indígenas e garimpeiros. Na época, a previsão era que cerca de 500 mil pessoas atuassem com garimpo na reserva.
Em 2024, a atuação das instituições de fiscalização permanecem nas reservas. As Forças Armadas conduziram recentemente a Operação Flecha Noturna para desarticular estrutura do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, com objetivo de inviabilizar mineração ilegal e riscos às comunidades e ao meio ambiente.
Confira curiosidades do período de outubro de 2000
Nos anos 2000, Neudo Campos estava em seu segundo mandato enquanto governador de Roraima, tendo como vice-governador Flamarion Portela. Em 01 de outubro ocorreu as Eleições Municipais, com Teresa Jucá sendo eleita pela segunda vez para a gestão em Boa Vista, ao lado de Iradilson Sampaio.
No dia 24 de outubro de 2000, a banda de rock Linkin Park lançou seu primeiro álbum ‘Hybrid Theory’. Algumas músicas brasileiras que marcaram a época foram “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim”, de Ivete Sangalo e “Tô Te Filmando” do grupo Os Travessos.
A novela de maior sucesso da época era ‘Laços de Família’, que contava a história da empresária Helena, seu relacionamento com um homem mais novo Edu e sua filha Camila. Interpretada por Carolina Dieckmann, a produção chamou atenção pela cena em que a personagem descobre um câncer e precisa raspar os cabelos por conta da quimioterapia ao som da balada ‘Love By Grace’ de Lara Fabian.