O registro e acompanhamento de consultas médicas no Hospital Coronel Mota, em Boa Vista, tem causado transtorno para pacientes que aguardam atendimento na unidade de saúde. Pacientes reclamam de mau funcionamento do aplicativo Meu SUS, do Ministério da Saúde e falta de retorno da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau).
Em denúncia recebida pela equipe, uma paciente informou que tinha uma consulta marcada desde agosto no Coronel Mota em Roraima, mas o aplicativo estava aparentemente sem acesso, permanecendo em uma tela em branco de carregamento. A mesma não conseguiu verificar a data do agendamento da consulta e decidiu ir até a unidade de saúde. Lá, foi informada que a data da consulta já havia passado na semana anterior.
“Em julho fui na recepção e me informaram que teria que ficar acompanhando no aplicativo Meu SUS, mas nunca dá certo. Não aparece a data ou vive travando o app. Semana passada fui lá saber o que tinha acontecido, fui informada que a data da consulta já teria passado. Sendo que não tive acesso a isso pelo app”, declarou a paciente, que preferiu não se identificar.
A mesma afirma que também não obteve retorno de atendimento da equipe da Sesau. “A moça do atendimento pediu pra eu ficar enviando sempre mensagem para um contato do Whats, mas desde o início da semana que envio mensagem e não tenho retorno também. Enquanto isso, já se passaram três meses”, completou.
Outra paciente, também com consulta marcada para a mesma unidade hospitalar, afirma que também acessou o aplicativo e recebeu a mensagem que “não possuía cadastro em nenhuma unidade de saúde”, mesmo com consulta agendada. Ela relata que o aplicativo “nunca funcionou” e que um comunicado foi colado no Coronel Mota indicando um telefone para contato, que também não recebe mensagens.
“O app está com problema já tem dias. Na verdade, nunca funcionou porque não aparece as consultas marcadas e faz os pacientes perderem a data das consultas. Quando vai atrás, já passou o dia. Aí, quando chega no Coronel Mota, eles colocaram um comunicado com um número de telefone que não recebe mensagem no Whats e nem ligação. E uma fila enorme de pessoas ‘pra’ tentar marcar consulta ou pelo menos tentar pegar informação”, completou outra denunciante.
A Folha de Boa Vista entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde, responsável pelo aplicativo, para saber se o sistema realmente passava por falhas e se havia alguma previsão para normalização dos serviços. A reportagem ainda aguarda retorno, mas reforça que o espaço está aberto para esclarecimentos.
Sesau afirma que já comunicou Ministério da Saúde do problema
A equipe também entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde, para saber quais as estratégias montadas pela pasta em caso de mau funcionamento do aplicativo. Em nota, a pasta informou que já comunicou o Ministério da Saúde do problema.
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria de Saúde esclarece que o Meu SUS Digital é um aplicativo cuja coordenação e organização são de responsabilidade exclusiva do Ministério da Saúde.
A Sesau informa que formalizou o problema junto ao Ministério da Saúde e aguarda posicionamento.
Ademais, é importante salientar que qualquer unidade básica de saúde (posto de saúde dos bairros) pode realizar consulta de dados ao paciente, uma vez que tem acesso ao sistema.
Com relação ao contato WhatsApp disponibilizado pelo Estado, a demora no retorno de informações se deve ao fato do grande volume de demandas recebidas, mas nenhum usuário fica sem receber resposta quanto às solicitações.