Pisos de porcelanato: quais são os erros mais comuns na sua instalação?

Bonitos e nada baratos, os pisos de porcelanato exigem conhecimento e cuidado na sua instalação

porcelanato
(Créditos: iStock/ RYosha)

Bonitos e resistentes, os pisos de porcelanato são feitos com argila e quartzo, e a alta qualidade resultante da junção destes dois materiais proporciona muita durabilidade, mesmo passado muito tempo de sua aplicação. Os pisos de porcelanato ficam bem em praticamente qualquer ambiente, mas são preferidos especialmente para os espaços internos das residências, funcionando para os mais diversos cômodos, devido à sua versatilidade.

Além disso, é possível encontrar uma grande variedade de tipos, texturas e cores de porcelanatos no mercado, como estampas que imitam materiais como madeira e mármore, por exemplo. É um piso que, devido às suas características, não mancha nem risca com facilidade. 

Por essas e outras, está sempre em alta entre os consumidores e também entre os profissionais da construção.

Tanto refinamento resulta em um valor mais elevado, quando comparado a outros tipos de piso. Essa é uma das razões pelas quais a instalação e o assentamento do porcelanato devem ser feitos por um profissional bastante capacitado. Afinal, qualquer erro pode resultar na perda de material e atraso na obra.

O erro na quantidade de material pode ser facilmente evitado

Entre os erros mais comuns encontrados na instalação do porcelanato, está o que acontece ainda no cálculo da quantidade de pisos. Deve-se sempre comprar material a mais do que o necessário e sempre do mesmo lote. Com isso, mesmo que uma peça se quebre, há reposição. Lotes diferentes geralmente significam pisos com outros detalhes e tonalidades, o que fica muito visível na instalação. 

Um contrapiso bem nivelado garante uma boa instalação

Outro problema diz respeito à falta de nivelamento. Este problema fica bastante evidente no porcelanato, principalmente se o piso for do tipo espelhado. No caso, a placa do piso fica mais para cima ou mais para baixo que uma outra adjacente. Para que o problema não ocorra, tanto o contrapiso como as placas devem ser completamente retas e niveladas. O uso do nivelador é especialmente importante para garantir uma instalação correta.

O nivelador também tem a função de garantir o bom espaçamento entre as peças. Isso é fundamental para evitar mais um erro na instalação do porcelanato, que diz respeito à colocação do rejunte. Peças tortas ou mal alinhadas deixam espaços grandes ou sem simetria entre elas, resultando em um rejunte malfeito. 

Um acabamento malfeito pode pôr tudo a perder

A última fase de acabamento, a da aplicação do rejunte, merece muita atenção, mesmo para os casos em que o piso esteja bem instalado. Um rejunte bem-feito precisa de materiais de qualidade, que entreguem uma cor homogênea e preencham bem os espaços. O instalador precisa ter bom conhecimento na sua aplicação – caso contrário, é possível que o acabamento fique excessivo, com um aspecto ressaltado.

Utilizando um bom piso de porcelanato, materiais de qualidade e mão de obra qualificada, o sucesso na instalação é praticamente certo. Com as escolhas corretas, o resultado será duradouro, além de esteticamente bonito. Além disso, resulta em economia e na segurança de não ter retrabalhos e mais quebradeira.