É inegável que a pandemia transformou totalmente a nossa forma de estar no mundo e vivenciar algumas experiências. Uma prova disso é a alta procura por shows e outros espetáculos, que, durante o período pandêmico, eram desencontrados, de acordo com as normas sanitárias, para evitar o contágio de COVID-19.
Um outro exemplo disso é o trabalho remoto, que ganhou um espaço importante no mercado de trabalho. Diversas empresas que possibilitam o trabalho remoto adotaram a nova forma de trabalho com os colaboradores, e se tornou inclusive um “benefício” pós-pandêmico para algumas empresas.
Com isso, começou a ocorrer uma forma específica de trabalho remoto, que é o workation, uma combinação de trabalho com férias, em que os profissionais começam a explorar o mundo sem deixar o trabalho de lado.
O que é workation?
Essa nova forma de trabalho, chamada de workation, permite aos profissionais trabalharem de qualquer lugar do mundo – entre uma ou outra reunião online, admiram paisagens naturais, belezas exuberantes e locais turísticos, em vez de ficar em casa ou no escritório.
Há, inclusive, hotéis e outros tipos de hospedagens a se adaptarem a essa nova forma de trabalhar, com mesas e locais mais específicos, para que o turista tenha todo o conforto para participar de suas reuniões ou enviar um e-mail sem deixar de aproveitar a viagem.
Empresas adotando o workation
Várias empresas começaram a adotar o workation como parte da política de benefícios, como as big techs.
Nesta política, o colaborador pode tirar uma espécie de “licença” entre 30 e 90 dias para poder viajar para qualquer lugar do mundo, sem deixar de lado as atividades profissionais.
Esse benefício estimula a motivação e a produtividade dos profissionais, que podem combinar o trabalho e o lazer de forma equilibrada – mais qualidade de vida, um maior enriquecimento cultural e pessoal, além do estreitamento de laços com a empresa e o endomarketing.
Além disso, o benefício ajuda no movimento econômico, fazendo com que o setor de turismo se aqueça com o recebimento de turistas em épocas diferentes das férias escolares. As cidades menores, áreas rurais e destinos mais exóticos costumam se beneficiar do movimento, e por isso pode ser interessante lançar pacotes de viagem com passagens de avião inclusas para esses destinos.
Como se preparar para uma viagem workation
Apesar de muito empolgante, para aproveitar o benefício do workation, é muito importante ter uma rotina de trabalho organizada – principalmente se você trabalhar em outros países, em que o fuso horário é diferente, é necessário alinhar com os gestores os horários de reuniões em que você participará.
A gestão de backlog também é crucial, para que não haja nenhuma perda durante o período do workation. Ao mesmo tempo, sempre procure por lugares em que há como você trabalhar de maneira mais confortável e com uma boa conexão à internet para garantir as entregas profissionais.