Na edição de 28 de outubro de 1992 da FolhaBV, a capa do jornal estampava o afastamento de um desembargador do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), Luiz Gonzaga Batista. Curiosamente, outros destaques do jornal era a falta de abastecimento de água no bairro Paraviana, algo que foi notícia recentemente, em 2024.
Na celebração do Dia do Servidor, no dia 28 de outubro, o então governador Ottomar de Souza Pinto sorteou 100 casas populares. O acervo histórico da FolhaBV de 1983 a 1998 está disponível na Biblioteca Nacional. As publicações foram disponibilizadas após um longo trabalho de quatro anos do Núcleo de Pesquisa Semiótica da Amazônia da Universidade Federal de Roraima (UFRR), coordenado pelo professor Dr. Maurício Zouein.
TSE abriu inquérito para apurar irregularidades no TRE/RR
Em 1992, durante as Eleições Municipais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu abrir um inquérito para apurar possíveis irregularidades na instituição. Dentre as medidas, foi determinado o afastamento do então vice-presidente e corregedor eleitoral Luiz Gonzaga Batista do cargo.
Moradores de Boa Vista reclamavam de falta de água
Em 1992, moradores do bairro Paraviana e do Conjunto da Ego (Empresa geral de Obras) reclamavam da falta de abastecimento de água. Na época, a Companhia de Água e Esgotos de Roraima (Caer) alegou a troca da bomba do poço da escola Vitória Mota Cruz, devido a corrosão, que causou a demora.
PAMC atuava na recuperação social dos detentos
Na época, em 1992, a direção da Penitenciária Agrícola de Roraima tinha um extenso trabalho voltado para a recuperação dos detentos, com a promoção de cursos de relação interpessoal, curso de datilografia, curso de alfabetização para detentos analfabetos, oferta de supletivo de 1º Grau, visita diária de médico e odontologista, além de uma carpintaria.
100 casas populares eram sorteadas no dia do Servidor Público
No dia do servidor público, o Governo do Estado promoveu em 1992 sorteio de 100 casas populares, dois carro Fiat Uno 0km, uma motocicleta, geladeiras, duas TVs a cores, um aparelho de ar condicionado, 20 bicicletas, 20 liquidificadores e 20 ventiladores, além de show musical e humorístico.
Confira outras curiosidades em outubro de 1992
O presidente da República era Itamar Franco, que assumiu a gestão em 02 de outubro 1992 após o processo de impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello. Franco era vice-presidente de Collor. Na época, Collor foi denunciado por crime de corrupção e foi afastado do cargo em outubro. Meses mais tarde, renunciou oficialmente ao cargo, em 29 de dezembro, horas antes de ser condenado por crime de responsabilidade.
O governador de Roraima era Ottomar Pinto, sendo eleito pelo PTB para gestão de janeiro de 1991 a dezembro de 1994. O prefeito era Barac Bento, do PFL, eleito para assumir a gestão da cidade de janeiro de 1989 a dezembro de 1992.
A novela em destaque na época era Despedida de Solteiro, que contava a história de quatro jovens condendados injustamente pelo assassinato de uma mulher. A trama foi um destaque na carreira dos atores Paulo Gorgulho, Eduardo Galvão, João Vitti e Felipe Camargo, além de marcar a estreia de Letícia Spiller nas novelas.
A música de maior sucesso internacionalmente era “End of the Road”, do grupo Boyz II Men, de R&B/Soul. No Brasil, os maiores hits eram da banda Ultraje a Rigor “Inútil” e “Doce Obsessão” da banda Cheiro de Amor.
No cinema, os destaques ficam para os filmes “Esqueçeram de Mim 2”, “O Morro dos ventos Uivantes”, “Malcolm X”, “Perfume de Mulher”, “A Morte Lhe Cai Bem”, “O Guarda-Costas”, “Dracula de Bram Stoker”, “Mudança de Hábito”, “Aladdin”, “Batman – O Retorno”, “Instinto Selvagem”, “Chaplin” e “Os Imperdoáveis”.