Aplicativo Meu SUS Digital está desativado temporariamente

Ministério da Saúde informou que aplicativo está em processo de atualização para oferecer melhor atendimento aos usuários

Pacientes reclamam do aplicativo Meu SUS (Foto:  Imagem gerada por Canva)
Pacientes reclamam do aplicativo Meu SUS (Foto: Imagem gerada por Canva)

Depois de pacientes reclamarem do funcionamento do aplicativo Meu SUS Digital em Roraima, o Ministério da Saúde (MS) emitiu nota informando que o sistema está “temporariamente desativado”.

Recentemente, a equipe da FolhaBV realizou uma reportagem com pacientes questionando a falta de acesso ao aplicativo, permanecendo sempre em uma tela em branco de carregamento. 

Por conta disso, os usuários das unidades de saúde afirmaram que não tinham como agendar e nem acompanhar as datas das consultas, tendo que se dirigir até os hospitais por conta própria. Em um dos casos, uma paciente descobriu que a data da sua consulta já havia passado.

Outra reclamação era a falta de retorno da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), que disponibilizou um contato WhatsApp para acompanhamento das consultas. No entanto, segundo os pacientes, o contato não respondia as mensagens. Sobre o assunto, a Sesau alegou que já havia comunicado o Ministério da Saúde do problema e que a demora no retorno de informações se deve ao fato do grande volume de demandas recebidas.

O que diz o Ministério da Saúde?

Em resposta aos questionamentos da FolhaBV, o MS encaminhou nota nesta terça-feira, 29, relatando que  o aplicativo Meu SUS Digital está em processo de atualização para oferecer melhor atendimento aos usuários.

Confira a nota na íntegra:

O aplicativo Meu SUS Digital está em atualização para oferecer funcionalidades mais eficientes. Durante a implementação da nova versão de agendamento de consultas, a versão anterior foi temporariamente desativada, o que pode ter gerado dificuldades de acesso para alguns usuários. 

A equipe técnica do Ministério da Saúde está trabalhando para restabelecer o serviço em breve, garantindo acessibilidade e estabilidade. Enquanto o acesso não é normalizado, orientamos que os usuários procurem as unidades de saúde para informações sobre consultas e procedimentos agendados.

Sesau reforça que aplicativo é do Ministério da Saúde

A FolhaBV entrou em contato com a Sesau para saber se a pasta havia sido informada da atualização do aplicativo pelo Ministério da Saúde. No entanto, a Secretaria de Saúde informou apenas que o “Meu SUS Digital é um aplicativo cuja coordenação e organização são de responsabilidade exclusiva do Ministério da Saúde”.

A Sesau ressaltou ainda que “aguarda retorno do Ministério da Saúde quanto às implementações que estão sendo realizadas no aplicativo Meu SUS Digital” e que é importante salientar que “qualquer unidade básica de saúde (posto de saúde dos bairros) pode realizar consulta de dados ao paciente, uma vez que tem acesso ao sistema”.

Por fim, a pasta reforçou que disponibiliza os contatos (95) 98416-6166 para os pacientes obterem mais informações acerca de agendamento de consultas.