Cotidiano

PL prevê a criação da Delegacia de Crimes Raciais

O Projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Roraima e aguarda sanção do Poder Executivo

No dia da Consciência Negra, comemorado nesta terça-feira, 20, a deputada estadual Lenir Rodrigues (PPS) lembra a importância do Projeto de Lei Nº 034/2018, de sua autoria, que prevê a criação e implantação da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) em Roraima.

O Projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Roraima e aguarda sanção do Poder Executivo. Para a deputada, é necessária a criação de delegacias especializadas para prevenir e combater crimes de intolerância, seja sexual, religiosa ou racial.

“Esses crimes atualmente não recebem a atenção necessária. Muitas vezes nem são registrados e outros mais graves não são investigados”.

Lenir destacou também a questão do racismo contra indígenas. “Somos o Estado com a maior população indígena do país e frequentemente vemos casos de desrespeito e discriminação contra eles. Devemos combater e punir esses casos para que esse ato não se perpetue”, finalizou.

Além de investigar e abrir inquérito, o projeto pede que a delegacia realize procedimentos de prevenção que envolvam combate a violência e a discriminação com campanhas educativas.