Excesso de stress, cansaço, tensão muscular e queda na produção do trabalho podem ser sintomas de uma doenças psicológica, a síndrome de burnout. A doença resulta de uma mistura de cansaço extremo combinado com estresse, que precisa ser provocada em função do trabalho.
Entre os sintomas da síndrome de Burnout, estão a queda acentuada na produtividade, apatia, mau humor, fadiga, pessimismo, problemas de relacionamento no serviço, insônia, tensão muscular, pele ressecada e problemas gástricos.
De acordo com o psiquiatra Alberto Iglesias, a origem da expressão é inglesa e poderia ser traduzida como “queimar-se por completo”.
“Os sintomas começam de forma muito leve mas vão piorando ao longo do tempo.Ocorrem em trabalhadores que passam por muitas horas de stress, o diagnóstico pode ser difícil já que o paciente não nota as alterações no comportamento e não procura” disse.
Segundo o médico, após o diagnóstico, o tratamento inicial para a síndrome de burnout deve ser o descanso. “Primeiro é recomendado que a pessoa tire umas férias, faça atividades relaxantes, como dançar, ir ao cinema ou sair com os amigos, e evite o excesso de trabalho, reorganizando os objetivos mais exigentes que tinha planejado. Porém se os sintomas persistirem pode ser necessário iniciar a ingestão de remédios indicados para a depressão” diz.
Entre os sintomas da síndrome de Burnout, estão a queda acentuada na produtividade, apatia e mau humor; tratamento inicial deve ser o descanso (Foto: Divulgação)
Segundo o médico, o paciente deve procurar estratégias para combater os sintomas. “Aumentar o convívio com amigos e ter momentos de lazer para se distrair do estresse do trabalho. Além de fazer atividades relaxantes, como dançar, ir ao cinema. Atividades físicas como caminhada ou Pilates, por exemplo, para libertar o estresse acumulado. Quando o paciente com Síndrome de Burnout faz o tratamento de forma adequada podem surgir sinais de melhora como maior rendimento no trabalho, mas se os cuidados não permanecerem os sintomas podem retornar com mais força” reforça.