A advogada Dolane Patrícia foi a primeira advogada de Roraima a receber o prêmio “Homem Vitruviano – Mentes à Frente do Seu Tempo” no Chateau de Bois Renault, na França, onde também foi empossada como membro da Academia de Literatura e Artes de Paris. Ela ainda recebeu uma homenagem às margens do Rio Sena, em Paris, em frente à Torre Eiffel, no Cruise Restaurant on the Seine. Dolane Patrícia foi a única advogada da Região Norte a receber tal distinção.
Após a premiação em Paris, a advogada ficou hospedada junto com outros membros da Academia de Literatura e Artes de Paris no Castelo Bois Renault, no Vale do Loire, onde participou de uma festa medieval com convidados de diversas partes do Brasil e do mundo.
Entre as premiações, estava o Troféu “Homem Vitruviano – Mentes à Frente do Seu Tempo”. Assim, 29 das 81 pessoas presentes receberam essa distinção, entre elas Dolane Patrícia, que também foi empossada como membro da Academia de Literatura e Artes de Paris durante uma festa medieval em que os convidados estavam vestidos a caráter no castelo onde estavam hospedados.
O “Homem Vitruviano” é um desenho de Leonardo da Vinci (1452-1519), produzido em 1490, durante o Renascimento. Ele representa o ideal clássico de beleza, equilíbrio, harmonia das formas e perfeição das proporções, sendo uma das obras mais conhecidas e reproduzidas do mundo.
Após a premiação no castelo, a Academia de Literatura de Paris, a Editora Mágico de Oz e a Editora Literarte, Izabelle Valladares e Izadora Valladares, levaram os novos empossados para conhecerem o castelo onde Leonardo da Vinci viveu, bem como o ateliê onde foram criadas grandes obras do artista, e toda a sua história. A advogada de Roraima também visitou juntamente com os outros premiados, o Castelo de Amboise, o Castelo de Cheverny e o Castelo do Rei Francisco I da França.
No Castelo de Leonardo da Vinci, o Clos Lucé, em Amboise, na França, onde Da Vinci viveu por três anos até sua morte em 1519, a advogada teve a oportunidade de explorar esse que é um dos castelos do Vale do Loire e uma das mansões mais famosas da França. Construído no século XV, o castelo já foi habitado por outros nobres, como Francisco I e Margarida de Navarra.
Dolane Patrícia é advogada, escritora, master coach, apresentadora de TV e analista de perfil comportamental. Juíza arbitral pelo Tribunal de Justiça Arbitral do Mercosul, nomeada pelo Diário Oficial da União de 28 de julho de 2008, Seção 3, página 129. Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia, pós-graduada em Direito Processual Civil, Direito de Família e Execução, especialista em Neurociência e Alta Performance. Foi eleita Personalidade do Ano, Personalidade Brasileira e Personalidade da Amazônia. Recebeu diversas premiações no Brasil e em outros países por sua inovação jurídica e talento como escritora, incluindo:
Prêmios pelo desenho animado “Kmyle e Anne, a Herdeira Esquecida”, lançado no Festival Internacional de Desenhos Animados em Boston, Estados Unidos, e em Buenos Aires, Argentina.
Dolane escreveu mais de 800 artigos jurídicos e é coautora do livro “Anne, a Herdeira Esquecida”, lançado e premiado em Porto, Portugal. Apresentou diversos programas de rádio e TV voltados ao direito e realizou vários projetos sociais, como “Eleitor do Futuro” e “Alianças Eternas”, além de outras iniciativas voltadas para idosos, crianças, mulheres e adolescentes. Já foi juíza de paz, diretora financeira do BANER, consultora legislativa na Assembleia Legislativa de Roraima, assessora jurada em concursos de miss estudantil, professora de cursos preparatórios e docente do curso de Direito da Faculdade Cathedral. É adventista do sétimo dia (IASD) e coordenadora de adolescentes adventistas em todo o estado de Roraima. Há sete anos, lidera um projeto de música e teatro cristão para crianças e adolescentes. Fundou o escritório de advocacia Dolane Patrícia, após abrir mão do cargo efetivo no Tribunal de Justiça de Roraima, onde trabalhou com o desembargador Leonardo Cupello, para realizar o sonho de ser advogada, profissão que lhe rendeu fama internacional.
Em Boa Vista, Dolane introduziu o Projeto Método CIS, do coach Paulo Vieira, para presidiários, adolescentes infratores e dependentes químicos – um curso de formação em inteligência emocional. Atualmente, possui a certificação Platinum, sendo a primeira Platinum da Região Norte, nível máximo de qualificação dos cursos da FEBRACIS. É membro da Academia de Literatura, Artes e Cultura da Amazônia (ALACA), do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Portugal, da Academia de Literatura da Argentina e da Academia de Literatura e Artes de Paris. Sua biografia foi registrada em cinco livros: “Personalidade da Amazônia I”, “Personalidade da Amazônia II”, “Mulher Personalidade Brasileira”, “Amazonas & Roraima” e “Eu Amo Roraima”. Participou da antologia “Raízes na Angola” e integra o projeto “Melhores Escritores Modernos do Egito”. Sua biografia será lançada pela ALACA – Academia de Literatura, Arte e Cultura do Amazonas.
Dolane foi convidada para escrever um livro infantil sobre os direitos da criança: Kymle e os seus direitos., o ECA para Crianças”, que será apresentado na Bologna Children’s Book Fair, feira literária realizada anualmente em Bolonha, na Itália, que reúne autores de todo o mundo. O livro também será transformado em desenho animado.
Esta é a primeira vez que uma advogada de Roraima alcança destaque mundial nas áreas jurídica e literária. A inspiração de Dolane Patrícia é a advogada Ana Paula Martinez, eleita nos Estados Unidos como a melhor advogada do mundo, e o advogado Nelson Wilians. Dolane também tem como mentores e parceiros o ex-juiz Erik Navarro, com a mentoria Next, e o ex-juiz José de Andrade, que escreveu o prefácio do livro “Anne, a Herdeira Esquecida”. Atualmente, Dolane possui 46 mil seguidores no Instagram (@dradolane_patricia) e mais de 15 mil seguidores no Facebook (“Dra Dolane Patricia”, “Dolane Patricia II”, “Dolane Patricia” e “Escritório de Advocacia Dolane Patricia”).
Dolane também é uma das Mulheres Fortaleza, destaque na revista homônima, cuja edição com sua biografia será lançada em dezembro de 2024, no Ceará.
A história da advogada saiu também numa agenda de 2024 onde possuía também frases de sua autoria, onde podemos citar:
“Praticar a completa justiça, é como devolver a paz usurpada pelo conflito”