O Movimento Indígena de Roraima, autores do protesto de paralisação pacífica na rodovia BR-174, convidou os três senadores do Estado, Chico Rodrigues (PSB), Hiran Gonçalves (Progressistas) e Mecias de Jesus (Republicanos), para participar de uma reunião para tratar sobre o marco temporal. A perspectiva é que o evento aconteça nesta sexta-feira, 01 de novembro, às 10h, na Comunidade Indígena Sabiá, Terra Indígena São Marcos.
O convite foi enviado no fim da tarde desta quarta-feira, 30. Em trecho do documento endereçado aos senadores, o Movimento reforça que no encontro estarão presentes todas as lideranças indígenas do Estado para um “diálogo respeitoso e transparente”.
O documento ressalta ainda a presença do senador Hiran Gonçalves, autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 48/2023, que trata sobre o marco temporal. A proposta de autoria do senador Hiran Gonçalves, altera o §1º do Art. 231 da Constituição Federal para definir marco temporal de demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas.
O Movimento afirma que, desta forma, será possível ouvir o parlamentar sobre a sua proposta legislativa “que tanto impacta nossos territórios e nosso povo”. Eles frisam ainda que querem ouvir e querem que sua “voz seja ouvida”.
Assinam o documento tuxauas, professores, mulheres, jovens, crianças, coordenadores regionais, conselheiros, operadores de direito, agentes de saúde, agentes de proteção territorial e ambiental indígenas e demais lideranças dos povos wapichana, macuxi, taurepang, wai wai, sapará e yekuana, das etnorregiões Serras, Surumu, São Marcos, Baixo Cotingo, Raposa, Amajari, Murupu, Serra da Lua, Wai Wai, Tabaio e Alto Cauamé.
Saiba mais:
Indígenas bloqueiam rodovia federal em protesto contra o marco temporal
Rodovia BR-174 é liberada após ato contra o marco temporal
Indígenas voltam a bloquear BRs para manifestar contra marco temporal
Em resposta à FolhaBv, o senador Hiran Gonçalves e autor da PEC, informou que é bom saber que as lideranças indígenas estão dispostas à conversar. O parlamentar ressaltou que ainda não foi comunicado oficialmente do convite, mas que estará presente em caso de convocação oficial.
“No grupo de trabalho do Marco Temporal no Supremo, os representantes dos povos indígenas tem abandonado as discussões e se colocado com absoluta intransigência. Não fui convidado porém, combinada data, hora e local, estarei presente com muita honra”, afirmou Hiran.
À FolhaBV, o senador Chico Rodrigues informou que ainda não foi comunicado oficialmente do convite, mas que não estará em Roraima no dia do evento. Ainda assim, reforçou que considera a convocação legítima.
“Por questões do exercício de 3º Secretário da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, tenho compromissos que preciso atender em Brasília. Com relação ao convite, acho que é um convite legítimo. As comunidades estão defendendo seus interesses, portanto, essa convocação dos senadores de Roraima é legítima para discutir um tema que é importante para o Estado”, informou Chico Rodrigues.
A FolhaBV também entrou em contato com o senador Mecias de Jesus sobre o tema, para saber se o parlamentar vai comparecer ao evento, e ainda aguarda retorno.