Os irmãos Jonatas, de 41 anos, e Daiani Oliveira, de 32, transformaram um pequeno sonho em um negócio de sucesso no mercado de autopeças para motos na zona Oeste de Boa Vista, Roraima. O que começou como uma oficina simples evoluiu para a Oliveira Moto Peças, um empreendimento reconhecido pelos motociclistas boavistenses.
Segundo os irmãos, o empreendimento começou com a venda do carro da família e o aluguel de um espaço modesto. Com determinação e foco, eles construíram um galpão que se tornou a base do seu negócio. Jonatas, que iniciou sua carreira como mecânico de motos em 2000, e Daiani formalizaram a empresa em 2014, almejando oferecer serviços de qualidade e uma gama de peças para motocicletas.
Desde então, a Oliveira Moto Peças não apenas cresceu em tamanho, mas também em ambição. Atualmente, a empresa conta com uma equipe de nove funcionários e planeja ampliar ainda mais suas operações. Jonatas destaca que a expansão do negócio visa criar novas oportunidades para a comunidade local. “Queremos crescer de forma que possamos retribuir à nossa comunidade, criando novas oportunidades”, afirmou.
A busca pela inovação e sustentabilidade também é uma prioridade para os irmãos. Recentemente, a empresa instalou um sistema de energia solar, financiado pelo Sicredi, que proporciona uma economia significativa na conta de energia. “O sistema sustentável que implementamos reflete nossa visão de crescimento e compromisso com a inovação. “O Sicredi nos permitiu trazer inovações, como um sistema sustentável. Também estamos planejando ampliar a estrutura e melhorar o atendimento ao cliente, oferecendo um ambiente climatizado e espaço de espera – algo que vimos em São Paulo e queremos implementar aqui”, explicou Daiani.
Aumento no número de empresas em Roraima
Até agosto deste ano, dados do Mapa de Empresas, disponibilizado pelo governo federal, revelam que Roraima registrou 680 novos negócios. No âmbito nacional, foram abertas 373.681 empresas, sendo que pouco mais de 348 mil são microempresas e aproximadamente 15.500 são de pequeno porte.
As divulgações recentes do Produto Interno Bruto (PIB) também sinalizam um cenário positivo para o desenvolvimento econômico do Brasil, apresentando um crescimento de 2,9% no primeiro semestre em comparação ao mesmo período de 2023. O aumento do PIB tende a gerar um efeito cascata na economia, resultando na criação de mais empregos formais, aumento de renda e mais oportunidades de negócios.
O economista e analista de Competitividade do Sebrae/MT, Fábio Apolinário, considera que este é um período favorável para o empresariado investir. Contudo, ele alerta que cada passo deve ser dado com cautela. “Embora os juros estejam com expectativa de subir até o fim do ano, a economia do país está em crescimento, estamos com uma taxa de desemprego baixa e o país está crescendo acima das expectativas. São fatores que encorajam os empresários”, pontuou. Ele aconselha que antes de contratar um produto ou serviço financeiro para abrir ou alavancar a negócio, é necessário analisar o retorno que terá frente ao investimento, se será maior do que a taxa de juros a ser paga.
Outro ponto ressaltado por Apolinário é a escolha da instituição financeira para a contratação de produtos e serviços. “Deve-se buscar o menor custo fixo mensal, verificar o portfólio disponibilizado pela instituição e escolher aquela que dará o melhor atendimento, menor burocracia e menor custo. O que aconselhamos é que o empresário pesquise o máximo possível, da mesma forma que ele pesquisaria se estivesse buscando um fornecedor para o produto que comercializa”, finalizou Apolinário.
Mais informações sobre os produtos destinados a empresas de todos os portes podem ser acessadas no site: Sicredi para Empresas.