O Espaço Usina Cultura recebe nesta quinta (31) e sexta-feira (1º) o espetáculo “KARINGANA UA KARINGANA! Histórias de Áfricas”, do Grupo Baquetá, do Paraná. A peça, que integra o projeto “Entre Brasis”, aborda temas importantes da história e cultura afro-brasileira, com foco na contracolonização e afirmação identitária.
Intercâmbio cultural entre Roraima e Paraná
O projeto “Entre Brasis” promove um intercâmbio cultural entre o Grupo Baquetá e a Cia Arteatro, de Roraima. As duas companhias, formadas por artistas e técnicos negros e indígenas, circulam por cinco estados brasileiros com seus espetáculos “KARINGANA UA KARINGANA! Histórias de Áfricas” e “Gotas de Saberes”, respectivamente.
Oficinas e apresentações gratuitas
Na quinta-feira (31), o Grupo Baquetá ministrou a oficina “Brincando Áfricas” no Espaço Usina Cultura, às 18h, e a Cia Arteatro ofereceu a oficina “Pintura corporal com sumo de jenipapo e sua relação com os grafismos indígenas”, às 19h.
Nesta sexta-feira (1º), às 19h30, o Espaço Usina Cultura recebe o espetáculo “KARINGANA UA KARINGANA! Histórias de Áfricas”. Após a apresentação, haverá uma Roda de Conversa sobre narrativas afro-indígenas e o fazer artístico nas diferentes regiões do Brasil. Todas as atividades são gratuitas.
Celebrando trajetórias e culturas
O projeto “Entre Brasis” celebra os 31 anos da Cia Arteatro e os 15 anos do Grupo Baquetá, com fomento da Fundação Nacional de Artes (Funarte). “É uma celebração dos nossos 15 anos, dedicados a produzir arte afro-indígena, feita por pessoas negras e indígenas”, comemora Kamylla Paola dos Santos, do Grupo Baquetá.
Conheça os grupos:
- Grupo Baquetá: fundado em Curitiba (PR) em 2009, com sete espetáculos em seu repertório, mesclando música, teatro e dança com base nos saberes africanos, afro-brasileiros e dos povos originários.
- Cia Arteatro: uma das mais tradicionais companhias de teatro de Roraima, completa 31 anos em 2024, com diversos espetáculos em seu currículo, como “Gotas de Saberes”, premiado no XVI Festival de Teatro da Amazônia.