Mutirão nacional de negociação de dívidas com bancos começou hoje (1º)

Febraban, Banco Central, Senacon e Procons se reuniram para realizar ação.

O estado ocupa a sétima posição entre os estados com maior número de inadimplentes. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
O estado ocupa a sétima posição entre os estados com maior número de inadimplentes. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Começou nesta sexta-feira (1º) o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, uma iniciativa que oferece a oportunidade para consumidores de Boa Vista e todo o país renegociarem suas dívidas com bancos e financeiras em condições especiais. A ação, que segue até 30 de novembro, conta com a participação de diversas instituições e oferece opções como parcelamento, descontos e redução de juros.

Quem pode participar?

O mutirão é destinado a pessoas com dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades, desde que os débitos não tenham bens em garantia e não estejam prescritos. A ação não se aplica a consumidores protegidos pela Lei do Superendividamento, que devem procurar o Procon para orientação.

Como participar?

Para renegociar suas dívidas, o consumidor pode:

  • Contatar diretamente o banco ou financeira: através dos canais oficiais de atendimento.
  • Utilizar o portal Consumidor.Gov.Br: para negociar com a intermediação do Procon. É necessário ter uma conta Gov.br nos níveis Prata ou Ouro.

Saiba quais bancos participam

A lista completa dos bancos participantes está disponível na página do mutirão na internet, clicando aqui.

Consulte suas dívidas

Para consultar suas dívidas, o consumidor pode acessar o Registrato, sistema do Banco Central, que oferece o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR). O acesso é feito através do Gov.br, com CPF e senha.