“Refugiados e Migrantes em Roraima: como acolher e integrar?” é o tema do Simpósio realizado nessa quinta-feira (22) durante todo dia no Auditório do Fórum Sobral Pinto. O evento é realizado pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU)
Na programação, o encontro abordou os temas “Contexto da Política Nacional Migratória e de Refúgio), “Plano Nacional de Interiorização: balanço, desafios e perspectivas”, “A Migração Indígena Venezuelana” e “Experiências Locais de Atenção a Migrantes e Refugiados”. O objetivo do simpósio, realizado pela Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes, é debater uma política local de integração para refugiados e migrantes.
Rede de capacitação – Esta é a quarta atividade do Projeto “Atuação em rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, integração e interiorização de refugiados e migrantes no Brasil”. Desde julho deste ano, o evento já foi sediado em Belém, Manaus e São Paulo, capacitando mais de mil pessoas, entre jornalistas, agentes públicos, representantes de ONGs e demais interessados.
Além da ESMPU, a Rede de Capacitação a Refugiados e Migrantes é formada pela Procuradoria Federal dos Direitos dos Cidadãos (PFDC), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Conectas Direitos Humanos, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e a Defensoria Pública da União (DPU), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).