Acontece na tarde deste domingo (3), a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Todo ano, alguns alunos perdem a hora e não conseguem entrar para realizar a prova após o fechamento dos portões, que ocorreu às 13h (horário de Brasília).
Na Escola Estadual Monteiro Lobato, no Centro de Boa Vista, a FolhaBV presenciou estudantes que perderam o exame por não terem levado a caneta adequada, que tiveram problemas com o transporte e até quem chegou no horário, mas após os portões fecharem, perceberam que estavam no local errado.
O técnico em Agropecuária Salastiel Costa, de 20 anos, faria o exame pela primeira vez, mas perdeu a prova. Sua intenção é ingressar no curso de Zootecnia, área em que já trabalha.”Eu estava em casa, achei que chegaria a tempo. Sentindo só tristeza agora, mas vou tentar de novo ano que vem”, disse.
Outro atrasado do Enem 2024 foi Elisvan da Silva, de 17 anos. O estudante da 2ª série do Ensino Médio veio do Cantá para Boa Vista, a fim de realizar a prova. Entretanto, não conseguiu chegar a tempo após problemas com a motocicleta do padrasto, que o levou até o local. “Estou tranquilo, normal. Tento de novo no próximo ano”, afirmou o adolescente.
O padrasto dele, Israel Batista, de 37 anos, explicou o que causou o atraso: “Tem todo o trajeto do Cantá para Boa Vista e ainda tive que encher o pneu da moto, mas o mecânico não estava lá na oficina e isso acabou atrasando a gente. Fiz de tudo pra trazer ele, mas tudo bem, ele é novo. Tem todo o futuro pela frente”.