“Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, esse foi o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 . A informação foi divulgada no começo da tarde deste domingo (3), por Camilo Santana, ministro do Ministério da Educação (MEC).
Para o professor de Redação do Curso Anglo, Sérgio Paganim, o tema deste ano traz uma análise que cruza passado e presente. “Há uma perspectiva histórica sobre o problema, mas também uma questão de valorização atual. O candidato precisa refletir sobre o presente, sobre as razões e os impactos de essa valorização não estar à altura do que deveria”, explica Paganim, destacando a importância dos textos da coletânea para uma abordagem embasada do tema.
A partir do tema, e de textos motivadores, o candidato precisa fazer um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas. Na escrita, eles devem demonstrar domínio da língua formal, compreender a proposta, organizar informações e argumentos para defender uma posição, além de propor uma intervençãoque contribua para a valorização da cultura afrobrasileira e o reconhecimento dessas suas influências.
Assunto é pouco presente nas escolas
Em julho de 2023, uma audiência pública no Senado revelou a dificuldade de implementação da Lei 10.639/2003, que exige o ensino de história e cultura afro-brasileiras nas escolas de ensino fundamental e médio. Dados apresentados do Instituto Alana e do Geledés Instituto da Mulher Negra mostraram que, após 20 anos da Lei, a norma ainda encontra entraves, como o fato de que 70% das secretarias municipais de Educação realizam pouca ou nenhuma ação para incorporar esses conteúdos.
Enem 2024
Além da redação, os candidatos fazem neste domingo as provas de Linguagens e Ciências Humanas. Os exames começaram a ser aplicados às 13h30 e o horário limite para conclusão é às 19h do horário de Brasília.
A segunda parte do Enem, com questões de Ciências da Natureza e Matemática, acontece no próximo domingo (10). Em Roraima, 12.670 candidatos se inscreveram no exame, sendo que 83,58% dos alunos concluintes do ensino médio na rede pública do estado.