Todos os anos, a Folha de Boa Vista publica uma série de reportagens contando as histórias de algumas das crianças de órgãos e instituições parceiras em Roraima que mandam cartas para a campanha Papai Noel dos Correios. Faça a sua parte!
Na matéria de hoje, relatamos alguns pedidos encontrados nestas cartas direcionadas ao Papai Noel. O aluno Gustavo da Silva Lima, da escola municipal Balduíno Wottrich, que não especificou sua idade na carta, conta que mora com seu pai e irmão, em uma casa que ainda está sendo construída, mas as obras estão paradas porque seu pai está pagando contas e não tem condições de terminar as obras.
Gustavo disse que deseja ganhar uma bicicleta, para poder jogar futebol em um campo que fica afastado de onde mora, no bairro Pedra Pintada. Ao final da carta, ele escreve envolto de um desenho de um presente, a mensagem: ‘ajudar sem olhar a quem’.
“Gosto de jogar futebol, no bairro Pedra Pintada, que é um pouco longe, mas eu vou a pé. Meu sonho é ser jogador de futebol, assim como meus colegas de jogo. (…) Gostaria de ganhar uma bicicleta para ir pro meu treino”, contou.
Em outra carta, Beatriz da Silva, de 11 anos, que também estuda na Escola Municipal Balduíno Wottrich, desabafa ter o sonho de ser cantora quando crescer, e que, apesar dos dias ruins, ainda sim tenta superar as adversidades com ajuda de amigos e seus passatempos.
“Minha vida é como todas as outras. Um dia é feliz e outro é triste. Quero ser feliz quando crescer. Gosto muito de cantar e escrever músicas, e gostaria de usar isso como forma de ajudar minha família (…) Moro com minha mãe e irmãs, e tenho uma grande amiga que me ajuda nas horas difíceis, chamada Alícia”, descreveu.
Sobre os presentes que gostaria de ganhar do Papai Noel, ela prioriza ter uma caixa de som e microfone, mas abre outra opção de presente, e fala de suas habilidades com futebol. “Quero ganhar uma caixa de som pequena com microfone. Se não for possível, quero ganhar uma chuteira número 36. Gosto de futebol, sempre jogo com meus colegas na escola. Sou uma boa zagueira”, disse.
Em mais uma carta, um jovem haitiano, que se identificou apenas como Dan, de oito anos, contou que precisa de material escolar para ir às aulas no ano que vem. Apesar da necessidade, ele também confessa o sonho de ter uma bicicleta. Na carta, ele desenha a si mesmo com uma bicicleta e um uniforme, além de outro em que está do lado de uma árvore de natal, junto com um boneco de neve.
Na íntegra, a carta é esta: “Querido Papai Noel, me chamo Dan, tenho 08 anos e desejo ganhar material escolar. Se possível, meu grande sonho é ganhar uma bicicleta. Sou haitiano”.
Para ter acesso a essas cartas e tantas outras que se encontram nos Correios, vá para a entrada do portão lateral da agência central, na Praça do Centro Cívico, 176, e faça pelo menos uma criança ser mais feliz neste Natal. A campanha se estenderá até o dia 30 de novembro, e os presentes poderão ser entregues até o dia 7 de dezembro. (P.B)