As praias e balneários são os grandes aliados para aliviar o calor da população de Boa Vista. Mas quando se trata de cuidado e limpeza, os banhistas são os maiores inimigos do meio ambiente. Segundo o secretário municipal de meio ambiente, Alexandre Santos, quatro toneladas de lixo são retiradas mensalmente desses locais.
A FolhaBV percorreu em algumas praias na manhã desta segunda-feira, 4, e constatou a presença de resíduos descartados na natureza, como plásticos, garrafas de vidro e outros itens, como roupas, fraldas descartáveis e caixas de papelão. Nas fotos abaixo, você pode conferir o estado do balneário da Cachoeirinha, no bairro Cidade Satélite, deixado pelos banhistas após o fim de semana.
Segundo Alexandre Santos, semanalmente as praias são limpas às segundas e sextas-feiras, porém a quantidade desses materiais, jogados de forma irregular, aumentam nos períodos de muito calor, quando um maior número de pessoas frequentam esses espaços.
“As praias são ambientes coletivos. O descarte irregular de resíduos, principalmente em períodos de estiagem, de verão, pode ser responsável pelas queimadas. Além de que atrai animais peçonhentos, escorpião, cobra, aranhas e vetores, como moscas e mosquitos da dengue. Esse tipo de consciência tem que partir de todos, pois essas ações incorretas trazem prejuízos para a saúde da população e do meio ambiente”, ressaltou Alexandre.
A poluição ambiental é crime, enquadrada no artigo 54 da Lei nº 9.605/1998, e pode resultar em multa e reclusão de até quatro anos. Para denunciar casos de descarte irregular de resíduos no meio ambiente, a população pode acionar o canal de denúncias da capital, através do número 156.