A Prefeitura de Boa Vista iniciou, nesta segunda-feira (4), um chamamento público para que a população se dirija à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e se vacine contra Febre Amarela, Sarampo e Poliomielite. A medida visa aumentar a cobertura vacinal, prevenindo a reintrodução dessas doenças graves, algumas das quais podem levar a óbito.
Em setembro, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) alertou para o alto risco de surtos de Febre Amarela nas Américas. Em outubro, o risco ficou evidente com a confirmação de um caso no município de Alto Alegre, onde um macaco foi encontrado morto pela doença. O mosquito Aedes aegypti, que transmite a Febre Amarela em áreas urbanas, reforça a necessidade de vacinação, já que outros dois casos foram registrados em pessoas vindas da Guiana.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Merval, destacou a importância da imunização. “A vacina contra a Febre Amarela, assim como a do Sarampo e da Poliomielite, é a forma mais eficaz de imunização e a melhor estratégia para evitar surtos e proteger a população”, explicou. Ela acrescentou que há vacinas disponíveis em todas as UBSs da cidade, mas é preciso que os moradores compareçam para garantir a proteção.
A vacinação contra o Sarampo também é prioritária. Boa Vista já enfrentou um surto da doença em 2017 e permanece em alerta para evitar a reintrodução do vírus no país.
Quem deve se vacinar?
As vacinas estão disponíveis de segunda a sexta-feira em todas as UBSs, tanto na zona urbana quanto na rural. Para vacinar-se, é necessário levar o Cartão de Vacina e o Cartão do SUS. Confira o público-alvo para cada imunizante:
- Febre Amarela: pessoas de 9 meses a 59 anos.
- Sarampo: pessoas de 6 meses a 59 anos.
- VIP (Poliomielite): crianças de 2 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.
A importância de estar vacinado
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a Febre Amarela, Poliomielite e Sarampo, doenças que podem ser controladas com altas taxas de imunização. “Manter a caderneta de vacinação em dia garante que, mesmo em caso de reintrodução do vírus em Boa Vista, as pessoas vacinadas não serão afetadas, o que contribui para a segurança de toda a população”, ressaltou Ana Merval.