Chapa denuncia supostas irregularidades nas eleições da OAB-RR

A Comissão Eleitoral informou por meio de nota que os trabalhos estão sendo conduzidos de forma imparcial e com a máxima celeridade

OAB-RR (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
OAB-RR (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Advogados acionaram a FolhaBV para relatar suposta falta de transparência no processo eleitoral da Ordem dos Advogados – Seccional Roraima (OAB-RR). A votação está prevista para ocorrer no dia 18 de novembro, porém, até o momento, a chapa de oposição ainda não teria sido homologada, faltando 14 dias para o processo eleitoral.

Os candidatos anunciados para as eleições da nova gestão da OAB-RR são o atual presidente, Ednaldo Vidal, com a candidata a vice Natalia Leitão; e na chapa de oposição, a advogada Maise França, com o candidato a vice Jorge Fraxe. 

Segundo o advogado Alex Ladislau, membro da chapa de oposição, candidato a Conselheiro Federal e responsável pelo setor jurídico da campanha de Maise, há demora no andamento do processo eleitoral. “Nós estamos com dificuldade de conseguir ter acesso aos documentos de homologação. Tudo que é com relação à nossa chapa, que é de oposição, é demorado, há dificuldade. A gente não tem acesso a essas informações com a mesma rapidez”, afirma.

O relato obtido extraoficialmente é que há nomes indicados na chapa de Maise que foram impugnados, porém, os membros avisam que não sabem quem são essas pessoas para realizar a substituição dos candidatos, algo previsto no processo eleitoral. 

“A eleição é dia 18, nós estamos há exatamente 14 dias da eleição e não temos conhecimento do que impugnar. Se tiver que substituir candidatos, precisamos pelo menos ter um conhecimento prévio. E sabemos que a chapa do Ednaldo já até substituiu candidatos. A Comissão Eleitoral é toda nomeada pelo atual presidente, então é uma escolha de quem vão ser os juízes que vão julgar a eleição”, pontuou Ladislau.

Em resposta às alegações, o presidente da Comissão Eleitoral da OAB Roraima, Pedro Ruiz, afirmou que os processos estão sendo conduzidos de forma imparcial e com rapidez, porém, embora questionado, não deu detalhes sobre o prazo para homologação da chapa de oposição.

Confira a nota na íntegra:

A Comissão Eleitoral informa que os trabalhos estão sendo conduzidos de forma imparcial e com a máxima celeridade. Nosso compromisso é garantir a transparência e a justiça nos processos e procedimentos eleitorais, assegurando que as normas e diretrizes sejam seguidas rigorosamente.

Estamos empenhados em atender às demandas e respondê-las a todos os envolvidos dentro dos prazos legais, sempre respeitando os princípios éticos que regem nossa atuação. Aproveitamos para reafirmar nosso compromisso com a integridade do processo eleitoral.