A prova de tambor, categoria infantil, na 43ª Exposição-Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr) 2024, foi marcada pela estreia de crianças e adolescentes que conquistaram o público pela dedicação e vínculo com seus cavalos. Maria Valentina de Carvalho, de 10 anos, e Gabriela Valentina Veles, de 12, fizeram suas primeiras apresentações na competição, trazendo entusiasmo e emoção para o evento.
Para Maria Valentina, do Haras HSA, que treina há cinco meses, a experiência foi ainda mais especial por competir ao lado de um cavalo veterano, de 33 anos, em sua última prova antes da aposentadoria. “Estou animada porque o dono dele confiou em mim para ser a última estreia dele”, disse a jovem, revelando o sentimento de responsabilidade. A menina competiu ao lado da irmã gêmea, Maria Karolina.
Já no caso de Gabriela Valentina, do Haras GHP e que iniciou no tambor há seis meses, no esporte é uma oportunidade de se aproximar do sonho de ser veterinária. “Eu sempre gostei de animais e quero ser veterinária. Quando comecei a ver os treinos, me apaixonei pelo esporte e acabei achando a minha égua perfeita”, afirmou.
As duas jovens, que vivem em Boa Vista, ainda prometeram participações futuras no universo das competições equestres.
Além da prova de três tambores, na Expoferr, são realizadas a prova do laço, o rodeio e a vaquejada. O resultado das provas será divulgado ao final do evento.