O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, está em Roraima nesta terça-feira, 05, para uma agenda de conversas com produtores rurais do ramo. Na ocasião, o representante do Governo Federal também esteve presente na 43ª Edição da Exposição-Feira Agropecuária de Roraima.
Em entrevista à FolhaBV, o ministro ressaltou a oportunidade de conseguir conciliar sua agenda, conversar com agricultores e atender um convite do governador Antonio Denarium (Progressistas) e de vários integrantes da bancada federal. André estava acompanhado, na ocasião, do deputado federal Zé Haroldo Cathedral (PSD) e do secretário Marcio Granjeiro, titular da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi).
“É uma alegria estar em Roraima mais uma vez. E também por ter podido conciliar uma agenda que me deu a oportunidade de conversar com pescadores e pescadores de Roraima, visitar agricultores. Nós tivemos o privilégio de visitar o maior produtor de tambaqui do país, que está aqui em Roraima”, pontuou André.
Sobre a visita na Expoferr, o ministro reforçou da importância da produção da pesca na região norte do país. “Já me diziam que esse é o maior evento agropecuário da região norte e aqui a gente constata claramente a força do agro em Roraima. Eu só quero agradecer o carinho dos roraimenses e dizer da minha alegria por participar desse momento, que é tão importante”, completou.
Vale ressaltar que o ministro também participará de reunião com o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado Sampaio (Republicanos) e representantes da classe pesqueira de Roraima. Um dos pontos que será discutido é a questão da pesca esportiva e a proibição da pesca do tucunaré.
O governador Antonio Denarium também pontuou a importância da visita do ministro da Pesca e Aquicultura no Estado para conhecer as potencialidades de Roraima.
“Eu fico muito feliz de estar recebendo a visita aqui em Roraima do ministro André de Paula, que veio participar da abertura oficial do evento, representando também o Governo Federal. E a parceria do Governo do Estado com o Governo Federal, que tem proporcionado a Roraima um crescimento econômico”, afirmou.
Com relação à promoção da Expoferr, o governador também destacou a entrega de 105 matrizes leiteiras para agricultores familiares de Boa Vista. “É o maior programa de bacia leiteira da história de Roraima. São 3 mil matrizes que estão sendo entregues para produtores de todos os municípios do Estado”, completou.
O casal de agricultores rurais, Marlene da Silva Teixeira, de 70 anos e Juscelino José de Melo, de 70 anos, trabalha na produção rural há cerca de 30 anos. Os dois tem uma propriedade rural na região do P.A. Nova Amazônia e foram um dos beneficiados com o recebimento do animal.
“Vai beneficiar melhor ainda pra gente (sic). É só eu e ele, então, vamos trabalhar mais do que a gente já trabalha. Tirando leite, fazendo queijo, levando os produtos da gente para Boa Vista, para ter uma ‘rendazinha’ melhor”, explicou Marlene. “Eu sou aposentada, mas o dinheiro que a gente recebe é pouco, é mais para cuidar do gado. Então, eu fico feliz por ter essa chance”, pontuou.