As cooperativas financeiras têm ganhado cada vez mais destaque em Roraima com as possibilidades dentro do agronegócio no estado. No entanto, o foco agora é expandir o mercado e o objetivo é comum entre as cooperativas financeiras Sicredi Celeiro e Sicoob Amazônia, que estão presentes na Expoferr.
Durante a abertura do evento, realizada na terça-feira (5), representantes das instituições ressaltaram uma gestão voltada para as pessoas, destacando os benefícios financeiros que o modelo cooperativo oferece aos associados.
Com operações em Roraima há dois anos, o Sicoob Amazônia já observa o impacto da cooperação financeira local no setor agropecuário. “O agro aqui é muito pujante, é muito forte, e o retorno que estamos tendo é expressivo”, disse Aníbal Maurício, gerente regional do Sicoob Amazônia, ao detalhar a expansão da cooperativa no estado. Atualmente com três agências em Rorainópolis e Boa Vista, o Sicoob Amazônia projeta abrir mais duas unidades em 2025.
Segundo Maurício, embora 50% dos clientes atendidos sejam do setor agro, a cooperativa também trabalha com empresas e pessoas físicas, buscando desmistificar a ideia de que a cooperativa é destinada exclusivamente ao público rural. “Queremos que a população entenda que o Sicoob Amazônia também atende a pessoa física com a mesma qualidade que destinamos ao produtor e ao empresário”, reforçou.
Com mais de 120 anos de atuação no Brasil, o Sicredi Celeiro dá continuidade ao seu compromisso social e financeiro em Roraima. “Nosso principal objetivo é trazer prosperidade para a comunidade onde atuamos. Em Roraima, estamos apenas começando, mas já temos mais de 12 mil associados”, afirmou Laercio Lenz, presidente do Sindicato Celeiro Mato Grosso-Roraima. Atualmente, a Sicredi possui três agências em Boa Vista e já planeja abrir uma quarta.
Lenz também pontuou que os cooperados da Sicredi recebem uma parte das sobras (lucro) no fim do ano, o que torna a experiência com a cooperativa vantajosa. “Quanto mais a pessoa trabalhar aqui, quanto mais a pessoa girar, ter sua principalidade financeira de crédito, ela vai ter um retorno de um valor financeiro para sua conta”, conclui.
Expectativas durante a feira agropecuária
A Expoferr é vista como uma vitrine para consolidar o papel do cooperativismo em Roraima. “A feira tem um movimento significativo, e nossa expectativa é trazer bons negócios e visibilidade para o Sicoob Amazônia”, aponta Aníbal Maurício. No Sicredi, a proposta é fortalecer o relacionamento com a comunidade e reforçar os planos de expansão no estado. “Estamos aqui para colaborar com o crescimento de Roraima, e vemos um potencial enorme”, destacou Laércio Lenz.