Laboratório Embrionar promove reprodução animal controlada e quer garantir maior controle das propriedades aos pecuaristas

Empresa atua há quatro anos em Roraima

Laboratório Embrionar promove reprodução animal controlada e quer garantir maior controle das propriedades aos pecuaristas

O Laboratório de Reprodução Animal Embrionar, empresa especializada em biotecnologia de reprodução controlada no Estado, já está há quase quatro anos atuando na área de produção genética em Roraima. Desde que iniciou suas atividades em 2021, a empresa quer garantir mais rapidez no processo de reprodução, maior controle das propriedades aos seus gestores e melhoria genética de seus rebanhos.

Presente na 43ª Expoferr Show 2024, o Laboratório oferece um conjunto de serviços especializados que vão desde a Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), transferência de embriões e até um gerenciamento completo dos processos reprodutivos dentro da propriedade rural. 

Juliana Lopes Defanti faz parte da Diretoria Administrativa e é laboratorista do Laboratório de Reprodução. Ela explica que esses serviços têm ajudado a acelerar o avanço genético dos rebanhos e a otimizar o uso do tempo na produção de bezerros.

“Hoje, o produto que nós oferecemos é o que se existe de melhor no mercado no quesito de biotecnologia em si. O objetivo é conseguir ter uma melhora na progênese e um avanço genético em um espaço mais curto de tempo. A maior vantagem do uso disso é realmente conseguir encurtar o seu tempo”, explica Juliana.

A laboratorista explica que, antigamente, era necessário fazer com que a vaca emprenhasse, esperasse o tempo necessário para o bezerro nascer e somente depois de um tempo seria possível saber qual o potencial genético daquele animal.

“Com o uso da produção in vitro de embriões, hoje a gente consegue encurtar esse tempo. Se você tem uma fêmea que é destaque no seu plantel, você consegue com o uso dessa produção de embriões, acelerar a produção dela. Consegue implantar em várias receptoras e assim ter uma gama muito maior de produtos dentro da sua estação, com controle da sua propriedade”, pontuou Juliana.

Esse controle de tempo, segundo Juliana, auxilia inclusive nas condições dos animais, pois é preciso controlar um período melhor para a vaca e o filhote. “ Assim você consegue regular o tempo que você quer que ocorra a aparição, que seja num período de melhor situação para vaca e o bezerro”, frisou.

Além disso, a diretora administrativa reforçou que o Laboratório também conta com uma parceria estreita com o Sebrae, o que possibilita a oferta de serviços de reprodução assistida a preços mais acessíveis e em quantidades menores, atendendo pequenos e médios produtores. “Algo que antes era impensável para muitos produtores da região”, finalizou.