A Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (Secult) cobrou o prefeito de Iracema, Jairo Ribeiro (Republicanos), a devolver R$ 700 mil do convênio firmado para realizar o festejo da cidade nessa sexta-feira (8) e sábado (9). A cobrança ocorre após o gestor cancelar o evento que celebraria 30 anos do Município, criado em 4 de novembro de 1994.
No dia 23 de outubro, a Prefeitura de Iracema justificou o cancelamento porque as datas coincidiram com a 43ª Expoferr (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima), evento do governo estadual marcado desde setembro.
“Enfrentamos uma grande dificuldade logística e operacional para a execução do nosso evento, pois as estruturas de sonorização, palco, iluminação, tendas entre outros, ficaram escassas para atender esses dois grandiosos eventos nas mesmas datas”, informou a nota.
Na ocasião, a Prefeitura também alegou para a decisão o anúncio do Governo de atrações nacionais iguais na Expoferr, como a dupla de forró Iguinho & Lulinha, além do cancelamento de agenda de outros artistas. A gestão municipal pretendia trazer as duplas sertanejas Maiara & Maraísa e Bruno & Marrone.
Em ofício de 24 de outubro, um dia após o cancelamento, a Secult solicitou que a devolução fosse feita até o dia seguinte e avisou que, em caso de descumprimento do prazo, o processo seria encaminhado para a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) abrir uma tomada de contas no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR). No dia 28 de setembro, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) notificou o prefeito a prestar contas do convênio, em até 30 dias, o que não ocorreu ainda.
A Folha solicitou posicionamento de Jairo Ribeiro e aguarda retorno.