Leo Daubermann
Editoria de Política
Em entrevista ao programa Agenda da Semana desse domingo, 25, na Rádio Folha FM 100.3, o vice-governador eleito, Frutuoso Lins (PTC) anunciou a criação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, que promete uma revolução digital na administração pública, tornando as informações mais acessíveis à equipe de governo e transparentes à população.
O SEI é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades capazes de promover a eficiência administrativa e práticas inovadoras de trabalho, em interface amigável.
“Nós temos hoje 56 unidades orçamentárias e a gente quer fazer uma revolução digital para que o governador, na sala dele, como é exemplo de outros estados, inclusive da prefeitura de Boa Vista, tenha a sua mão, os índices de gestão. Então será criada uma sala de situação onde serão demonstrados os índices, para que ele possa ter elementos de tomadas de decisão, baseados em argumentos sólidos”, explicou o vice-governador eleito.
Ainda de acordo com Frutuoso todas as informações geradas na plataforma serão disponibilizadas à população e aos Poderes, por meio do Portal da Transparência. “Diminuiremos os custos com papel, com frota e assim sucessivamente, para que a gente tenha um governo mais eficaz e transparente”, destacou.
REESTRUTURAÇÃO ADMINISTRATIVA – O vice-governador eleito anunciou também a possibilidade de diminuir a quantidade de secretarias, extinguindo ou incorporando pastas. “Aquilo que tiver dentro da legalidade e depender do governo do estado e que possa diminuir os gastos, nós faremos, por exemplo, juntar duas secretarias, extinguir outras, nós temos mais de 40, é muita coisa. Já temos um desenho, mas ainda não está aprovado”, disse.
Segundo Frutuoso, nesta segunda-feira, 26, uma reunião entre o governador eleito Antonio Denarium (PSL) e a equipe responsável pela reestruturação administrativa, vai definir alguns pontos relacionados à questão. “A gente está tendo muito cuidado para estabelecer, principalmente a relação com o governo federal, para que se alinhe as linhas de financiamento, porque o governo federal também planeja uma reestruturação administrativa. Precisamos falar a mesma linguagem”, completou.
TRANSIÇÃO – De acordo com o vice-governador e coordenador de transição, Frutuoso Lins (PTC), a coleta de dados deverá ocorrer até o dia 10 de dezembro, as equipes, formadas por técnicos de todos os poderes estão nas secretarias, desde o dia 21 de novembro.
“Na transição vamos construir, junto com todos os técnicos, as novas propostas para o governo do estado. O governador está tendo o cuidado de chamar para compor a equipe de governo, profissionais de capacidade técnica ilibada, demonstrando esforços para tornar a administração estadual muito mais eficaz”, ressaltou.
Ainda de acordo com Frutuoso, a equipe baseia-se na normativa 01/2008, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR), que orienta como deve ser a transição. “Estamos tomando como base a metodologia da ONG Movimento Brasil Competitivo, que divide a transição em quatro eixos principais: finanças, social, desenvolvimento e o de gestão pública”, destacou.
“É importante termos um retrato fiel do que vamos enfrentar, no âmbito fiscal, orçamentário, financeiro, estrutural do governo, porque tudo o que a gente sabe até agora é somente o que foi veiculado na imprensa e o que se fala de boca em boca. Mas é importante ressaltar que até o momento não estamos encontrando nenhuma dificuldade, todo o processo está sendo feito de maneira clara e transparente”, completou Frutuoso.