O que é Racismo ambiental. Seminário online e presencial debate o tema na próxima terça feira

Evento é realizado pelo Itaú Cultural (Foto: Divulgação)
Evento é realizado pelo Itaú Cultural (Foto: Divulgação)

O conceito de racismo ambiental refere-se à prática de injustiça ambiental onde comunidades negras, indígenas e outros grupos marginalizados são desproporcionalmente impactados por danos ambientais e decisões que afetam o meio ambiente. Essas comunidades, muitas vezes localizadas em áreas mais vulneráveis e com menor infraestrutura, sofrem com a exposição a riscos ambientais, como desastres naturais, poluição e mudanças climáticas, sem receber o devido apoio ou reconhecimento de sua importância na preservação ambiental.


O seminário “Ancestralidades: desafios ambientais e raciais”, promovido pelo Itaú Cultural (IC) e pela Fundação Tide Setubal, será realizado no dia 12 de novembro e abordará justamente esse tema. Este evento traz especialistas e ativistas para discutir a luta por justiça climática e os impactos desiguais enfrentados por povos indígenas e comunidades negras no Brasil. Além das mesas de debate, o seminário premiará doze pesquisas acadêmicas de pesquisadores negros e indígenas, destacando estudos que relacionam meio ambiente e questões raciais.


A programação inclui falas de figuras importantes no campo, como:
Junior Aleixo, sociólogo e coordenador do Centro Brasileiro de Justiça Climática, que se dedica à justiça climática e equidade racial;
João Paulo Lima Barreto, filósofo e antropólogo indígena, fundador do Centro de Medicina Indígena Bahserikowi;
Thales Miranda, arquiteto e urbanista especializado em justiça ambiental e mudanças climáticas na Amazônia.
A mediação será feita pela jornalista Tatiane Matheus, que estuda temas de justiça climática, gênero e racismo ambiental.


O seminário ocorrerá presencialmente no Itaú Cultural em São Paulo, com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo YouTube. Ingressos podem ser reservados a partir do dia 6 de novembro pelo site do Itaú Cultural.