A Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social), realizará a atualização do cadastro dos 39.800 beneficiados ativos no Programa Crédito Social. O trabalho começará por Boa Vista, no período de 19 de fevereiro a 13 de março. Na sequência, o atendimento será às famílias do Interior.
Segundo a secretária de Trabalho e Bem Estar social, Emília Campos, uma das mudanças é tornar esse processo mais humanizado. Para isso, o recadastramento será realizado em ambiente climatizado – na sede da Univirr (Universidade Virtual de Roraima), localizada na avenida São Sebastião, bairro Tancredo Neves, onde estarão disponíveis 80 computadores, de forma a tornar o atendimento mais ágil. “Além disso, estamos reformulando o sistema para torná-lo mais seguro”, ressaltou.
Após conclusão do trabalho na Capital, terá início o recadastramento no Interior do estado. A equipe da Setrabes percorrerá os municípios para que essas famílias não precisem se deslocar até a Capital. “São 17 mil famílias que, após quatro anos sem recadastramento, terão a oportunidade de atualizar os dados”, enfatizou.
Ainda de acordo com a secretaria, após conclusão da atualização do cadastro, as famílias que se enquadrarem nos critérios do Programa, receberão o benefício retroativo, o que deve ocorrer a partir de abril.
CRITÉRIOS – Para ter direito ao benefício, é preciso atender a alguns critérios, como ter família chefiada por mulher com filhos na faixa etária de zero a 18 anos incompletos, família com maior número de pessoas na faixa etária de zero a 18 anos incompletos, pessoas com deficiência, acometidos de doenças graves e idosos e renda per capita familiar de até ¼ do salário mínimo por mês.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS (CÓPIAS E ORIGINAIS):
– RG e CPF; – Cartão do Beneficiário; – Título de Eleitor; -Comprovante de renda ou declaração equivalente do beneficiário e do cônjuge; -Comprovante de residência; -Certidão de casamento ou declaração de união estável; -Certidão de nascimento dos filhos; -Declaração de matrícula dos filhos menores de 18 anos; -Carteira de Vacinação (crianças até sete anos de idade); -No caso dos autônomos, deve ser apresentada a declaração de renda; -Idosos e pessoas que recebem algum tipo de benefício social do Governo Federal devem apresentar um comprovante que informe o valor do repasse.
RECADASTRAMENTO SERÁ POR ORDEM ALFABÉTICA:
A – 19 e 20 de fevereiro de 2015;
B / C / D – 23 e 24 de fevereiro de 2015;
E / F – 25 e 26 de fevereiro de 2015;
G / H / I – 27 de fevereiro e 02 de março de 2015;
J / K / L – 03 e 04 de março de 2015;
M – 05, 06 e 09 de março de 2015;
N / O / P / Q – 10 de março de 2015;
R / S – 11 e 12 de março de 2015;
T / U / V / W / X / Y / Z – 13 de março de 2015.
Política
Cerca de 40 mil beneficiários devem passar por atualização
Após conclusão dessa atualização do cadastro, as famílias que se enquadrarem nos critérios do Programa receberão o benefício retroativo