AGENDA DA SEMANA

Empresário fala das dificuldades na contratação de profissionais devido regras do Bolsa Família

Empresário pede flexibilização do Bolsa Família para combater a falta de mão de obra e a informalidade.

Remídio Monai destaca a necessidade de flexibilização para evitar a informalidade e a falta de mão de obra — Foto: Redação/FolhaBV
Remídio Monai destaca a necessidade de flexibilização para evitar a informalidade e a falta de mão de obra — Foto: Redação/FolhaBV

O empresário do ramo de transportes Remídio Monai, entrevistado no programa Agenda da Semana deste domingo (10), alertou para as dificuldades que os empresários enfrentam para contratar profissionais devido ao receio de perda de benefícios sociais, como o Bolsa Família.

Segundo Monai, muitos trabalhadores, inclusive profissionais qualificados como mecânicos, eletricistas e motoristas, pedem para trabalhar sem carteira assinada para não perder o benefício. “Não quer registrar carteira, porque vão perder o benefício”, afirma o empresário.

Riscos e desafios

De acordo com ele, essa situação gera diversos problemas para as empresas, como a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada e o risco de acidentes de trabalho. No caso do setor de transportes, a contratação de motoristas sem carteira assinada é inviável, pois, em caso de acidente, a empresa pode ser responsabilizada.

“Olha, como é que a gente vai entregar um ônibus lotado de passageiros para um motorista sem carteira assinada? Nós todos estamos sujeitos a risco de acidentes. Se houver um acidente e ficar comprovado que nós entregamos o ônibus para o motorista sem registro da carteira de trabalho, é o fim da nossa empresa. Então, nós não podemos correr esse risco”, destaca Monai.

O empresário relata que a falta de mão de obra é um problema grave em diversos setores, inclusive no de transportes. “A gente não consegue que eles entreguem com menos de oito meses, dez meses. Por quê? Porque não tem mão de obra”, afirma.

Monai sugere que o governo flexibilize as regras do Bolsa Família, permitindo que os beneficiários possam trabalhar com carteira assinada sem perder o auxílio. “Permitir que assinem a carteira do pessoal que está no Bolsa Família. E a gente vai ter trabalhadores”, defende.

Assista à entrevista completa

Esta foi a primeira de três entrevistas realizadas no programa Agenda da Semana deste domingo (10). Para assistir ao programa completo e conferir as outras entrevistas.