Moradores e agricultores de Normandia, município ao norte de Roraima, reclamam das condições da BR-401. O trecho de 80 km ainda não possui pavimentação asfáltica, o que causa transtornos para o escoamento da produção agrícola e preocupações com a segurança na rodovia.
Em mensagens enviadas à Folha de Boa Vista, moradores fizeram um apelo às autoridades, cobrando a conclusão da obra de asfaltamento da via. Eles destacam que a região é responsável por grande parte da produção de alimentos no estado, como melancia, arroz, milho e banana, e que a falta de asfalto prejudica o escoamento da produção.
Além disso, os moradores apontam que o município possui pontos turísticos importantes, como o Lago Caracaranã, e que a má condição da estrada dificulta o acesso e o desenvolvimento do turismo na região.
Riscos e prejuízos
Os moradores relatam que a BR-401 tem causado acidentes e prejuízos para os motoristas que trafegam pela via. “Esses guerreiros, rodam todos os dias nessa estrada, e na maioria das vezes, o que ganham é só para a manutenção dos seus carros”, diz uma das mensagens.
Resposta do DNIT
A Folha de Boa Vista entrou em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Roraima para questionar sobre a situação da BR-401. O superintendente do DNIT em Roraima, Igo Brasil, informou que foi realizada uma manutenção de reconformação da pista em setembro, após o período de chuvas, e que uma nova manutenção no revestimento primário está prevista para o dia 25 de novembro.