O ano ainda não terminou, mas a Fedar (Federação dos Desportos Aquáticos de Roraima) já está trabalhando de forma antecipada para as provas do ano que vem. A entidade divulgou recentemente a Minuta de Calendário de Eventos das competições que serão realizadas em 2019, dentro e fora do Estado.
Teca Marinho, nova presidente da Fedar falou da expectativa para 2019.
“A expectativa é a melhor de todas, ainda realizaremos dois eventos esse ano. Uma delas a Amazônia Ocidental que acontecerá esse final de semana”, lembrou.
“A minuta é uma sugestão de calendário para o ano que vem, mas ainda será discutida em assembleia ordinária e pode sofrer alterações. Teremos um 2019 cheio de competições, com a volta dos caça talentos e maratonas aquáticas. Esperamos realizar boas competições e levar Roraima para um cenário nacional com mais força”, explicou.
Em Roraima as competições iniciam em fevereiro com o Torneio Flamarion Vasconcelos. Além deste, outros eventos já estão agendadas para acontecer no primeiro semestre como Torneio Boto Preto, Caça Talentos, Maratonas Aquáticas, Copa Roraima e Torneio de Fundo, XV Festival Norte, Jogos Escolares entre outros. No segundo, terá o Torneio de Velocidades, Meeting Internacional, Troféu Gilda Hupsel, Piada Dourada e Estadual de Natação.
Pelo Brasil, os roraimenses filiados a Fedar disputarão importantes torneios a começar pelo Torneio Interclubes do Norte, em março. De lá a diante, competem no Norte e Nordestes e Campeonato Brasileiros (em suas respectivas categorias), Copa Pacífico, Campeonato Interfederetivo, Torneio da Amazônia, Campeonato Estadual de Categoria e Jogos Escolares da Juventude.
Para se ter uma ideia, os atletas roraimenses disputarão 28 competições no calendário da entidade. Destas, 11 só aqui no Estado e 17 pelo país o que totaliza 28 eventos. Em Roraima, no primeiro semestre serão 6 e no segundo 5. Pelo Brasil a fora, 6 no primeiro semestre e 11 no segundo. O calendário encerra com a cerimônia de melhores do ano em dezembro com data ainda a ser definida.