Deixar as roupas de molho na máquina de lavar pode fazer muito mal ao equipamento

O problema é como essa ideia afeta a vida útil do eletrodoméstico

Entenda o motivo (Foto: Divulgação)
Entenda o motivo (Foto: Divulgação)

Por conta da vida corrida do dia a dia e da rotina atribulada, muitas pessoas gostam de deixar a roupa batendo na máquina ao sair de casa para trabalhar e deixar os itens de molho na máquina desligada, principalmente aqueles mais pesados ou com manchas. Assim, teoricamente, ao voltar para casa é só terminar de bater o restante e estender. Porém, especialistas dizem que essa prática não é a ideal.

O problema é como essa ideia afeta a vida útil do eletrodoméstico. Conforme as empresas responsáveis pelos aparelhos e os manuais de instrução, as máquinas têm o tempo certo já indicado para deixar as roupas de molho. Algo além disso pode prejudicar algumas partes da lavadora, que não foram programadas para ficar horas e horas de molho.

Peças de roupas danificadas
Outro problema é que deixar a roupa de molho tempo demais também pode prejudicar o próprio item, danificar o tecido e causar mau cheiro. Tecidos de fibra sintética como poliéster ou poliamida podem estragar se ficarem muito tempo na água.

Como fazer?
Caso precise deixar alguma roupa de molho mais tempo que o necessário, é melhor usar um tanque ou balde grande para armazenar a água e as vestimentas e depois passar na máquina no tempo indicado.
Outra dica para facilitar a saída de manchas ou cheiro esquisito é adicionar dois jatos de vinagre no molho, junto com sabão em pó e uma pitada de sal. Porém, as roupas não podem ficar mais de 1h mergulhadas nessa mistura.