AFONSO RODRIGUES

Somos os únicos, sim

“Somos o único caso de democracia que condenados por corrupção legislam contra os juízes que os condenaram”. (Joaquim Barbosa)

Você se lembra do Ministro Joaquim Barbosa? Uma história exemplar de luta contra a corrupção. Faz anos, eu estava no Rio de Janeiro quando pela manhã, comprei o jornal e li essa pérola, do Ministro. O porquê no encantamento não preciso explicar. Mas é bom que sejamos mais atenciosos para pensamentos expressados com razão. E ele tinha toda razão de falar sobre o descontrole na nossa democracia. Mas não estamos a fim de ficar provocando. Quando abri minha pequena agenda, pela manhã, deparei-me com o pensamento do Ministro, que li naquele jornal, no Rio. Aí fiquei pensando o que teria mudado desde a época em que o Ministro Joaquim Barbosa teve motivos para falar a verdade que ignoramos.

Segui desfolhando a agenda, quando me deparei com o Miguel Couto, que falou: “No Brasil só há um problema nacional: a educação do povo”. Até parece que Miguel Couto e Joaquim Barbosa estiveram conversando sobre o assunto. Mas, não foi. O Miguel Couto escreveu seu pensamento em mil novecentos e dez. O que nos leva a pensar sobre a lentidão no nosso desenvolvimento de tartaruga, na nossa educação. E enquanto não nos acordarmos para a intensidade do problema, continuaremos no descrédito à justiça. O que continuará nos prejudicando ainda por muito tempo. E enquanto não acordarmos e procurarmos os caminhos que levam à Educação, continuaremos marchando em veredas duvidosas.

Vamos fazer nossa parte como ela deve ser feita. Buscando a Educação onde ela está, e não onde nos dizem que devemos procurar. Ainda temos muito que fazer para termos o que merecemos e não nos dão, para que sejamos realmente cidadãos. E mesmo na aparente aceleração na administração púbica, não vemos mudanças na Educação. Continuamos títeres, marionetes dos que fingem não verem o que veem, mas não lhes interessa. Quando será que estaremos preparados para uma democracia de fato e de direito? E pensar que temos caminhos abertos para um crescimento na democracia. Mas, falta Educação. Porque sem ela não teremos como ter o voto facultativo. E sem este não há democracia. Vá pensando nisso e procurando o caminho que nos levará ao crescimento que queremos e temos tudo para alcançar. Só falta nos educarmos. E não teremos uma Educação à nossa altura, com bagunças e desrespeito ao País. Vamos ser Brasileiros com “B” maiúsculo. O Brasil merece isso e nós merecemos o Brasil. Então vamos nos valorizar na Educação. Tarefa de cada um de nós, já que não nos dão, mesmo quando já pagamos. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460