Em uma sessão especial realizada nesta terça-feira (12), a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) homenageou o movimento hip hop do estado, reconhecendo a importância cultural e social dessa manifestação artística. A iniciativa foi do presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio, e contou com a presença de diversos artistas, produtores e representantes do movimento.
Comenda Orgulho de Roraima
Os homenageados receberam a Comenda Orgulho de Roraima, uma honraria concedida a personalidades que contribuem para o desenvolvimento do estado. Entre os agraciados, estão:
- Frank – MC
- Eduardo Queiroz – DJ
- Ricks – Graffiti
- Jeferson – Breaking
- Raffa Black – Conhecimento
- 7niggaz – MC
- Passos – MC
- Gabriel White – MC
- Dayana – produtora cultural
- Elton Borges – produtor cultural
Reconhecimento e valorização
O deputado Marcelo Cabral, que presidiu a sessão na ausência do deputado Soldado Sampaio, destacou a importância do reconhecimento do movimento hip hop pela Assembleia Legislativa.
“Acho que é uma arte que tem no Brasil inteiro, ou melhor, no mundo inteiro. Por que não Roraima? Porque nessa casa também, reconhecer isso, homenageando várias pessoas hoje com o decreto é importante dizer que a Assembleia reconhece a arte, reconhece as pessoas, que é importante valorizar a arte do nosso estado de Roraima”, afirmou Cabral.
“Um novo momento para o hip hop em Roraima”
O MC José Passos, um dos homenageados, ressaltou a satisfação pelo reconhecimento e a importância do movimento hip hop para a juventude de Roraima.
“Muitos de nós começamos apenas querendo encontrar no hip-hop uma alternativa, uma melhor alternativa de vida, ou de um refúgio emocional mesmo”, disse. Ele acredita que a homenagem representa um novo momento para o movimento no estado e que Roraima tem potencial para se tornar uma referência nacional e internacional no hip hop.
“Prova que tudo o que a gente fez foi certo”
O MC Frank, pioneiro do rap em Roraima, que está em Recife fazendo tratamento contra o câncer, agradeceu a homenagem.
“Eu estou muito feliz de estar recebendo essa homenagem, porque, apesar das situações de eu não poder estar presente, mesmo assim eu não fiquei de fora, né? Então, isso me enche de orgulho, me enche de alegria, me dá uma força a mais nessa luta que eu estou tendo aqui em Recife”, declarou Frank.
Ele ressaltou que a homenagem se estende a todo o movimento hip hop de Roraima e que o reconhecimento motiva os artistas a continuarem sua trajetória.