O vereador Edinho Pereira (Progressistas), presidente da Câmara dos Vereadores de Iracema, esteve na sede da Polícia Federal em Boa Vista na tarde de hoje, 13, solicitando que o órgão de fiscalização investigue o atraso na restituição de valores destinados ao festejo de 30 anos da cidade.
Em entrevista à FolhaBV, o vereador apresentou os dois ofícios encaminhados pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) ao prefeito de Iracema, Jairo Ribeiro, nos dias 24 de outubro e 05 de novembro de 2024, solicitando a restituição de recursos financeiros no montante de R$700 mil.
No documento, o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Jaffé da Silva Oliveira, considerou a não realização do evento Festejo Junino no Município de Iracema, onde foi celebrado um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Iracema. Além disso, o presidente da Câmara Municipal também afirmou que houve cobranças por parte dos vereadores com relação aos recursos, mas também não houve resposta.
“O governador [Antonio Denarium], junto com o secretário de Cultura, mandou dois ofícios solicitando a devolução desse recurso para os cofres públicos do Estado. E até agora não obteve esse valor restituído. A Câmara também já mandou documentos para a Prefeitura querendo saber o quê que aconteceu com esse recurso, pois é um valor muito alto, de R$700 mil”, disse Edinho. “Até agora a gente não teve resposta do que foi feito com o recurso. Não estamos dizendo que o prefeito desviou o dinheiro. A gente só quer saber o que foi feito. Se ainda está na conta. Se tiver, é obrigado a devolver para o Estado”, completou.
O vereador ressaltou ainda que o cancelamento do festejo também prejudicou a população de Iracema, em especial, os comerciantes que iriam aproveitar a movimentação para uma renda extra. “É uma forma de ganhar dinheiro, uma época dessas. Um festejo tão grande não aconteceu e o dinheiro sumiu”.
Sobre a ida até a Polícia Federal, o vereador afirmou que a ação era uma forma de acionar os órgãos fiscalizadores sobre a aplicação de recursos públicos e citou que, em 2024, ocorreram as eleições municipais. “Estamos aqui na Polícia Federal para denunciar. A PF é mais um mecanismo de fiscalizar o dinheiro público. E saber o quê que realmente o prefeito Jairo fez. Por incrível que pareça, em ano eleitoral, sumiu o dinheiro e ninguém sabe onde é que tá”.
Vale reforçar que o prefeito Jairo Ribeiro não foi candidato à reeleição, considerando que já cumpriu dois mandatos à frente da gestão. Ele apoiou a então candidata Marlene Saraiva (Republicanos), que disputou a vaga com o próprio Edinho Pereira (Progressistas). Marlene acabou sendo eleita com 52,11% dos votos e Edinho obteve 47,89%.
Prefeitura de Iracema comunicou nas redes sociais cancelamento do festejo
Nas redes sociais, a Prefeitura de Iracema afirmou que cancelou as comemorações do Aniversário de 30 anos, que seriam realizadas nos dias 08 e 09 de novembro de 2024 devido à coincidência de datas com a 43ª Expoferr.
“Enfrentamos uma grande dificuldade logística e operacional para a execução do nosso evento, pois as estruturas de sonorização, palco, iluminação, tendas, entre outros, ficaram escassas para atender esses dois grandiosos eventos nas mesmas datas. Outro fator deu-se pela contratação de atrações nacionais mútuas nos eventos, no caso, dos cantores Iguinho e Lulinha e o cancelamento de agenda de outros artistas”.
A FolhaBV entrou em contato com o prefeito Jairo Ribeiro sobre a ação. O gestor afirmou que está trabalhando com a equipe de transição da prefeita eleita Marlene e que irá restituir os valores, conforme solicitação da Controladoria Geral do Estado.