Vereador aciona PF por atraso em restituição dos valores de festejo em Iracema

Festa de celebração dos 30 anos da cidade estava prevista para acontecer em novembro, mas foi cancelada

Verador Edinho Pereira, de Iracema (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
Verador Edinho Pereira, de Iracema (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

O vereador Edinho Pereira (Progressistas), presidente da Câmara dos Vereadores de Iracema, esteve na sede da Polícia Federal em Boa Vista na tarde de hoje, 13, solicitando que o órgão de fiscalização investigue o atraso na restituição de valores destinados ao festejo de 30 anos da cidade. 

Em entrevista à FolhaBV, o vereador apresentou os dois ofícios encaminhados pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) ao prefeito de Iracema, Jairo Ribeiro, nos dias 24 de outubro e 05 de novembro de 2024, solicitando a restituição de recursos financeiros no montante de R$700 mil.

No documento, o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Jaffé da Silva Oliveira, considerou a não realização do evento Festejo Junino no Município de Iracema, onde foi celebrado um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Iracema. Além disso, o presidente da Câmara Municipal também afirmou que houve cobranças por parte dos vereadores com relação aos recursos, mas também não houve resposta. 

“O governador [Antonio Denarium], junto com o secretário de Cultura, mandou dois ofícios solicitando a devolução desse recurso para os cofres públicos do Estado. E até agora não obteve esse valor restituído. A Câmara também já mandou documentos para a Prefeitura querendo saber o quê que aconteceu com esse recurso, pois é um valor muito alto, de R$700 mil”, disse Edinho. “Até agora a gente não teve resposta do que foi feito com o recurso. Não estamos dizendo que o prefeito desviou o dinheiro. A gente só quer saber o que foi feito. Se ainda está na conta. Se tiver, é obrigado a devolver para o Estado”, completou.

O vereador ressaltou ainda que o cancelamento do festejo também prejudicou a população de Iracema, em especial, os comerciantes que iriam aproveitar a movimentação para uma renda extra. “É uma forma de ganhar dinheiro, uma época dessas. Um festejo tão grande não aconteceu e o dinheiro sumiu”.

Sobre a ida até a Polícia Federal, o vereador afirmou que a ação era uma forma de acionar os órgãos fiscalizadores sobre a aplicação de recursos públicos e citou que, em 2024, ocorreram as eleições municipais. “Estamos aqui na Polícia Federal para denunciar. A PF é mais um mecanismo de fiscalizar o dinheiro público. E saber o quê que realmente o prefeito Jairo fez. Por incrível que pareça, em ano eleitoral, sumiu o dinheiro e ninguém sabe onde é que tá”.

Vale reforçar que o prefeito Jairo Ribeiro não foi candidato à reeleição, considerando que já cumpriu dois mandatos à frente da gestão. Ele apoiou a então candidata Marlene Saraiva (Republicanos), que disputou a vaga com o próprio Edinho Pereira (Progressistas). Marlene acabou sendo eleita com 52,11% dos votos e Edinho obteve 47,89%.

Prefeitura de Iracema comunicou nas redes sociais cancelamento do festejo

Nas redes sociais, a Prefeitura de Iracema afirmou que cancelou as comemorações do Aniversário de 30 anos, que seriam realizadas nos dias 08 e 09 de novembro de 2024 devido à coincidência de datas com a 43ª Expoferr. 

“Enfrentamos uma grande dificuldade logística e operacional para a execução do nosso evento, pois as estruturas de sonorização, palco, iluminação, tendas, entre outros, ficaram escassas para atender esses dois grandiosos eventos nas mesmas datas. Outro fator deu-se pela contratação de atrações nacionais mútuas nos eventos, no caso, dos cantores Iguinho e Lulinha e o cancelamento de agenda de outros artistas”.

A FolhaBV entrou em contato com o prefeito Jairo Ribeiro sobre a ação. O gestor afirmou que está trabalhando com a equipe de transição da prefeita eleita Marlene e que irá restituir os valores, conforme solicitação da Controladoria Geral do Estado.