Mais de 2 mil advogados votam nas eleições da OAB nesta segunda (18)

 A votação acontece até às 17h, na sede da OAB-RR

No total, 2.159 advogados e advogadas estão aptos a votar na eleições (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
No total, 2.159 advogados e advogadas estão aptos a votar na eleições (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Até às 17h desta segunda-feira (18), mais de 2 mil advogados irão às urnas para escolher a diretoria para o triênio 2024-2027, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR). Os candidatos que disputam a nova gestão são o atual presidente, Ednaldo Vidal, com a candidata a vice Natalia Leitão; e na chapa de oposição, a advogada Maise França, com o candidato a vice Jorge Fraxe. 

Os profissionais aptos a votar poderão fazê-lo de forma presencial, na sede da OAB-RR, localizada na Avenida Ville Roy. Eles devem apresentar o Cartão ou a Carteira de Identidade profissional ou o Registro Geral de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Passaporte.

LEIA MAIS

Advogada Maise França (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Para a candidata Maise França, o momento de votação tem sido tranquilo e há a expectativa de vitória após a contagem de todos os votos. Entretanto, a advogada relatou que teve a campanha prejudicada pela chapa de oposição, que, conforme ela, teria feito “jogo sujo”.

“Tivemos momentos de dificuldades, estamos transtornados com o que foi mostrado nas redes sociais e com o direcionamento do atual presidente para ganhar as eleições. Foi feito um jogo sujo, com compra de votos, interferência na OAB e envolvimento com o política. Estamos aqui para combater a corrupção eleitoral”, afirmou.

Candidato ao pleito e atual presidente, Ednaldo Vidal (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O candidato Ednaldo Vidal afirmou que o pleito da OAB em Roraima tem sido atípico em virtude de ataques da oposição. Apesar disso, ele acredita que a movimentação na sede e o processo eleitoral têm ocorrido dentro da normalidade.

“Os últimos acontecimentos já passaram e estão sendo resolvidos nas instâncias administrativas, então não me compete emitir qualquer opinião”, disse.

Conselheira federal da OAB do Amazonas, Gina Sarkis

A conselheira federal da OAB do Amazonas, Gina Sarkis, foi designada para acompanhar as eleições em Roraima como observadora. Segundo ela, o objetivo é identifica possíveis fragilidades para que a lisura do pleito não seja questionada.

“Acredito que o nosso papel aqui é fazer com que as coisas se desenvolvam na normalidade, sem nenhuma confusão. É natural que os ânimos estejam aflorados neste momento, mas somos todos colegas. Ao final, que vença quem for melhor para a categoria. Acredito que ainda vai acontecer muita coisa durante o dia”, disse a conselheira.

Gina irá acompanhar o processo eleitoral até a apuração dos votos e divulgação do resultado, que deve acontecer a partir das 18h, segundo ela.