OPINIÃO

CÂNCER: o que é, causas, sintomas e tratamento

“O contentamento dá saúde ao corpo; a inveja é como câncer nos ossos.” (Provérbios 14: 30)

A ciência médica, a qual estuda câncer, é denominada de oncologia e o médico que é especializado nessa doença é oncologista. O câncer que não for tratado causa doença grave e morte e os que são tratados têm mais chance de serem curados.

O câncer se origina, quando as células de algum órgão ou tecido do corpo humano, começam a crescer descontroladamente e elas acabam invadindo outros tecidos.

Nosso corpo é formado por trilhões de células que se multiplicam por um processo chamado divisão celular. Em condições normais, essa divisão é ordenada, controlada e é responsável pela formação, crescimento e regeneração dos tecidos saudáveis do corpo. 

Existem situações nas quais estas células, por razões variadas, sofrem carcinogênese e assumem características defeituosas quando comparadas com as células normais. Essas células perdem a capacidade de controlar o seu crescimento, passando então, a se multiplicarem muito rapidamente e de forma descontrolada. 

As mutações são mudanças na sequência do material genético de um organismo.Cada célula sadia, do ser humano, guarda instruções de como devem atuar, ou seja, crescer e se dividir no período certo, mas as cancerígenas não conseguem agir dessa forma e, por isso, se tornam anômalas.

O câncer pode ocorrer, por exemplo, devido a hábitos não saudáveis, todavia, na maioria das vezes, não é possível descobrir o que causou câncer em determinada pessoa. As células cancerosas se espalham para outras partes do corpo do paciente quando elas começam a crescer e assim elas formam novos tumores. Quando as células cancerosas entram na corrente sanguínea ou nos vasos linfáticos do corpo do paciente, os tumores vão substituindo o tecido de um órgão saudável por um doentio. Esse processo de disseminação do câncer é denominado de metástase.

Atualmente, muitos pacientes com câncer, são tratados com sucesso, sobre tudo, quando a doença é diagnosticada precocemente. Portanto, o risco de desenvolver câncer pode ser reduzidoe isso pode ocorrer com mudanças no estilo de vida da pessoa que não fuma, não se expõem muito tempo ao sol, ser fisicamente ativo, manter uma alimentação saudável, não fazer uso de bebidas alcoólicas de forma extravagante, fazer exames anualmente de rotina e evitar o estresse e aborrecimentos.

Marlene de Andrade

Médica formada pela UFF

Título em Medicina do Trabalho/ANAMT

Perita em Tráfego/ABRAMET

Perita em Perícias Médicas/Fundação UNIMED

Especialização em Educação de Saúde Pública/UNAERP

Técnica de Segurança do Trabalho/SENAI-IEL

CRM-RR 339 RQE 341